A ALD Automotive e a ADENE, Agência para a Energia, apresentaram os contornos do primeiro projeto, em Portugal e na Europa, de Certificação Energética para as frotas automóveis das empresas.
É importante salientar que o modelo para a etiquetagem energética de frotas que a ADENE pretende desenvolver é, para já, facultativo, e não tem a ver com as auditorias energéticas e registo de consumos para empresas não PME, essas sim, obrigatórias no âmbito do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 68-A/2015.
Esta foi uma dúvida que João Paulo Calau, responsável diretivo da ADENE, fez questão de esclarecer, em resposta a algumas questões colocadas por clientes da ALD que estiveram presentes na Conferência, organizada pela gestora, para a divulgação deste projeto.
De alguma forma equivalente à certificação de edifícios ou de máquinas, esta é a primeira iniciativa do género realizada na área dos transportes.
Quatro empresas acederam disponibilizar dados para a participação neste estudo pioneiro: numa primeira fase, Altran, Siemens e Mc Donalds, a que se juntou, mais tarde, a Samsung.
Presentes na conferência, os responsáveis destas empresas foram unânimes em declarar que os processos de análise que desencadeiam a certificação são úteis para permitir desvendar os parâmetros que podem ser trabalhados com vista à redução de custos, uma aspiração transversal à maioria das organizações.
Já a intenção da entidade nacional gestora do sistema de certificação energética é lançar as bases que sirvam para a criação de um modelo comum de aferição e correspondente classificação da eficiência energética do conjunto de viaturas de uma empresa, permitindo que estas possam entender e atuar sobre os parâmetros que impedem a melhoria da pontuação.
Ou seja, a identificação de cada uma das características avaliadas vai tornar mais fácil a intervenção individual para correção dos desvios verificados. E os parâmetros avaliados são os consumos, as emissões, a classe energética do pneu, o tipo de eco-condução praticada e a política de seleção e aquisição de viaturas.
O conhecimento real de dados e a intervenção em alguns dos itens analisados pode resultar em poupanças significativas; por exemplo, o consumo de combustível e a sinistralidade podem ser atenuados através de cursos de condução (eficiente e defensiva) que alterem o comportamento dos condutores, bem como por uma melhoria no planeamento das rotas.
Outras medidas de correção possíveis são a criação de uma pool de viaturas ou de um sistema de carsharing interno, a inclusão de critérios ambientais/energéticos durante a seleção/aquisição de viaturas (sempre que possível optando por soluções de energia alternativa mais eficiente que se traduza na redução das emissões) e escolha de pneus com melhor classificação energética.
Telemática decisiva para obtenção de resultados
E para obter dados mais fiáveis de consumo, características individuais de condução e escolha de rotas mais eficientes, a telemática é um auxiliar precioso em todo o processo de redução de custos e melhoria energética, como Pilar Madeira, gestora de produto da ALD Automotive, demonstrou com recurso ao estudo de 2 frotas distintas.
O uso de telemática vai produzir também efeitos positivos sobre os custos com os seguros.
Contudo, Pilar Madeira alertou que esta não é uma solução imediata, e que a evolução positiva dos resultados depende do ritmo de habituação dos utilizadores aos novos hábitos de condução.
A gestora da ALD afirmou também que o melhor conhecimento dos perfis individuais dos condutores, com recurso à telemática, vai permitir identificar mais facilmente quais os veículos diesel que podem ser substituídos por modelos elétricos ou híbridos plug-in, originando poupanças importantes nos custos totais de utilização e na redução de emissões da frota.
Custos de certificação
Quando estiver disponível para ser implementado nas empresas que desejem obter a certificação, ou no caso de este processo se tornar obrigatório, a ALD Automotive está disponível para auxiliar os seus clientes na obtenção e compilação dos dados necessários para a análise do processo.
Como, de resto, já o faz no âmbito do trabalho normal de gestão da frota ou de consultadoria.
Para as empresas suas clientes, a ALD Automotive dispõe também de produtos e serviços que podem contribuir para a economia e eficiência ecológica da frota automóvel de uma empresa.