A ADENE, Agência para a Energia, está a desenvolver um projeto-piloto com o objetivo de criar um processo de Certificação Energética para as frotas automóveis das empresas.
Um sistema de etiquetagem energética de frotas vai permitir a certificação dos veículos quanto à sua eficiência energética e incentivar a realização de ações específicas junto das empresas, com vista à redução de consumos de combustível e de emissões de gases poluentes.
A iniciativa conta com o contributo da ALD Automotive, que está a testar a metodologia de certificação das frotas de veículos de empresas locatárias da ALD Automotive. Nesta fase, a empresa conta com a colaboração da Altran, da McDonald’s e da Siemens, que prontamente se disponibilizaram e se envolveram no projeto.
“A certificação energética é uma realidade inquestionável noutros setores. A ALD Automotive congratula-se do facto de ser a primeira gestora de frotas a integrar este projeto sem precedentes no mercado Automóvel e, desta forma, contribuir para os objetivos deste projeto-piloto da ADENE”, explica Nuno Jacinto, diretor de comunicação da gestora.
A finalização do projeto-piloto está prevista acontecer no final de 2015, altura em que acontecerá a apresentação da certificação energética piloto das 3 primeiras frotas automóveis em Portugal.