A ALD Automotive e a LeasePlan apresentaram os seus relatórios de contas anuais pré-fusão e a Arval também publicou os seus resultados. Como já vem sendo habitual neste tipo de relatórios, todos destacam os seus sucessos.
No entanto, cada uma das três maiores gestoras de frota tem uma visão diferente daquilo que foi um 2022 bem sucedido: a ALD Automotive focou-se nos lucros recorde, a Arval no crescimento da frota e a LeasePlan nos veículos elétricos e subscrições.
Pela primeira vez, e não obstante a dura crise geopolítica e macroeconómica, a ALD Automotive apresentou um resultado líquido recorde de 1,2 mil milhões de euros em 2022, o que representou um aumento de 38% relativamente a 2021.
Já a LeasePlan apresentou um resultado líquido anual de 1,93 mil milhões (+90,3% face ao período homólogo). O resultado líquido subjacente foi de 1,42 mil milhões de euros (+85,9%).
A Arval, por seu turno, e ao invés de apresentar resultado líquido, foca-se no crescimento da sua frota: +5,5% a nível orgânico, +8,3% se incluirmos as suas mais recentes aquisições: o Terberg Business Lease Group dos Países Baixos e as atividades de leasing da BCR na Roménia.
Olhando para as frotas em circulação, o número de carros é semelhante, com as três a apresentarem números acima dos 1,4 milhões de carros geridos globalmente (ALD Automotive com 1,41 milhões, Arval com 1,59 milhões e LeasePlan com 1,42 milhões).
Na Arval, a frota financiada a clientes da área corporate resultou em 1.082.503 veículos em 2022.
Expomos abaixo o desempenho de cada uma das gestoras em 2022.
ALD Automotive: resultados acima dos mil milhões
Tim Albertsen, CEO da ALD Automotive, diz que 2022 marca a primeira vez que a gestora gerou resultados líquidos acima de mil milhões de euros, o que vem a confirmar a solidez do modelo de negócio e a agilidade da ALD Automotive naquilo que descreve como “situações desafiantes”.
- No final de 2022, a frota financiada ALD Automotive era de 1,41 milhões de veículos (+3,1% face a 2021);
- Frota Flex alcançou as 78 mil unidades;
- Encomendas de veículos elétricos aumentaram 27%;
- 1,8 milhões de contratos feitos globalmente;
- As vendas de carros usados totalizaram 747,6 milhões de euros (+71% comparativamente a 2021). A ALD Automotive vendeu um total de 263 mil carros usados (vs. 308 mil em 2021). Esta redução deve-se em parte ao crescimento do aluguer de usados;
- As despesas de operação da ALD Automotive em 2022 chegaram aos 844,3 milhões de euros. Isto inclui os 128 milhões de euros relacionados com a aquisição da LeasePlan;
- A ALD Automotive está cotada em Bolsa. Os seus ganhos por ação foram de 2,66 euros, +35% quando comparado com 2021. O dividendo proposto por ação é de 1,06 euros.
A ALD Automotive espera completar a aquisição da LeasePlan em 31 de março de 2023, com custos de integração estimados (apenas para este ano) no intervalo 150-180 milhões de euros.
A gestora espera que a oferta de carros novos normalize mais tarde do que previamente antecipou, o que resultará numa situação favorável para o mercado de usados ao longo deste ano.
Arval em números
- Cerca de 300 mil veículos eletrificados no final de 2022 (quatro vezes mais as unidades contabilizadas no final de 2019);
- O segmento de retalho totalizou 454 mil veículos em 2022, um crescimento de 13% relativamente a 2021. Tais resultados revelam o crescente interesse das PME e dos clientes particulares no leasing, independentemente do atual contexto económico;
- Em março de 2022, a Arval lançava o Adaptiv, uma subscrição flexível de veículos. A frota de aluguer a médio-prazo da Arval cresceu 48% até 55 mil carros (em 24 países);
- Também neste ano o BNP Paribas estabeleceu uma parceria com a Jaguar Land Rover e a própria Arval com a Ridecell;
- Aluguer de bicicletas Arval já se encontra disponível em 13 países e o serviço de carsharing em onze;
- As apps de mobilidade Arval já se encontram ativas em dez países;
- O Re-lease, oferta de aluguer de carros usados, cresceu 60% e encontra-se disponível em 16 países.
Em janeiro, a Arval adquiriu a totalidade da Arval Relsa, ativa no Chile, Perú e Colômbia.
Ao longo de 2023, a empresa diz que se vai focar nas suas parcerias estratégicas, apoio ao cliente (via Arval Connect) e cobertura global.
Alain Van Groenendael, CEO da Arval, diz que a Arval vai continuar a sua trajetória de crescimento em 2023, avançando ainda mais no seu plano estratégico Arval Beyond.
LeasePlan: 32% das entregas com soluções eletrificadas
- A frota de serviço cresceu 7% (um total de 1,63 milhões de veículos);
- A LeasePlan vendeu em 2022 quase 208 mil veículos usados (14,1% menos do que em 2021);
- As despesas operacionais totalizaram os 895 milhões de euros (+11,6%). Tal deveu-se ao contínuo investimento no crescimento e em plataformas digitais;
- A 1 de dezembro, a LeasePlan completou o processo de alienação da sua subsidiária norte-americana para a empresa Wheels Donlen;
- A adoção de veículos eletrificados na Europa está a acelerar o modelo de subscrição automóvel, diz a gestora, que se perfila como “bem posicionada para aproveitar esta mudança estrutural de mercado”, com 32% das suas entregas a serem de soluções eletrificadas (no Q4 de 2022).
Carros elétricos estão mais competitivos do que nunca, diz LeasePlan Car Cost Index
A LeasePlan diz continuar a beneficiar da alta procura pelos seus “carros usados de elevada qualidade”, diz Tex Gunning, CEO da LeasePlan.
O responsável acrescenta ainda que está a fazer bons progressos na transformação do seu modelo de negócio e que a sua fusão com a ALD está em curso. “Este negócio vai permitir à New ALD tomar a dianteira no mercado de veículos por subscrição”, conclui Gunning.
*com Fleet Europe