ALD carmarketA ALD Automotive lançou o ALD carmarket, um canal de venda de usados online e dirigido apenas a profissionais, que pode ser encontrado através do endereço electrónico www.aldcarmarket.com. É a resposta à descida dos valores dos usados que não param de cair. Apesar do lançamento, o canal dos leilões tradicionais vai continuar a ser utilizado.

A novidade deste serviço, que já tinha sido lançado por outras gestoras, está na oferta do fee de gestão até ao final do ano. Além disso, a gestora ainda oferece o transporte do veículo dentro de Portugal Continental e a possibilidade de inclusão de viaturas a pedido.

Os leilões vão realizar-se todas as semanas entre o meio-dia de segunda e a mesma hora de terça-feira. A ALD espera escoar cerca de 30 a 40 por cento dos seus usados por este canal. A FLEET MAGAZINE quis saber mais sobre serviço e falou com o director-geral da gestora, Guillaume de Léobardy.

 

O que levou a ALD Automotive a enveredar por este canal de escoamento de usados?

Esta decisão surge essencialmente pela necessidade de diversificação dos canais de venda de usados fora do âmbito das leiloeiras. As tendências negativas dos valores de mercado de usados levaram-nos a testar novos canais de venda, embora continuemos a contar com os leilões tradicionais. A plataforma online ALD carmarket é um excelente canal de venda online de veículos usados B2B e um verdadeiro caso de sucesso nos diversos países em que foi implementado.

Esta plataforma oferece um conjunto de vantagens imbatíveis para os profissionais do sector, desde a economia de tempo por não implicar deslocações ao local do leilão, o acesso fácil e em qualquer momento ao relatório técnico e fotografias do veículo, e também a poupança ao nível das comissões de compra das leiloeiras; no ALD Carmarket apenas paga um fee de gestão. Adicionalmente, e até final do ano, estamos a oferecer o fee de gestão bem como o transporte do veículo dentro de Portugal Continental.

Ao nível do produto vendido, os veículos em catálogo tiveram tipicamente um único condutor, possuem registo completo de manutenção, quilómetros reais garantidos e a certeza de terem sido geridos de forma profissional. Tudo isto com o selo de qualidade ALD Automotive.

 

Quantos carros esperam escoar anualmente por este canal?

Estamos motivados pela tendência crescente do número de visitas ao nosso site, mas sabemos pela experiência dos outros países ALD Automotive que é necessário algum tempo para estabilizar a carteira de profissionais compradores. Estamos a trabalhar nisso mesmo, com excelentes resultados e recebemos diariamente vários contactos para adesão ao site.

Até 2012, esperamos escoar entre 30% a 40% do nosso stock através deste canal. Iniciámos agora as vendas e nesta fase estamos a promover leilões online semanais, a começar às 12h00 de segunda-feira e a terminar às 12h00 de terça-feira, com a apresentação de um catálogo de cerca de 20 a 30 veículos de todos os segmentos provenientes de contratos de renting.

 

Será um serviço destinado apenas exclusivamente para o canal profissional ou poderá ser utilizado, no futuro, por todos os consumidores?

É um canal exclusivamente dedicado a profissionais e deverá manter-se neste formato. Qualquer profissional do sector que pretenda, pode aceder ao nosso site em www.aldcarmarket.com e muito simplesmente clickar em “Registar” na página de login para completar o formulário de registo. Uma vez registado e após aceitação pela ALD Automotive, recebe de imediato o seu login e a sua password, que lhe permite aceder aos nossos leilões e licitar os veículos em que estiver interessado. Os profissionais inscritos no site são avisados por email cerca de 48 horas antes do início de cada leilão. Nessa altura têm acesso ao catálogo de veículos (informação técnica e fotografias) para venda no leilão. As bases de licitação são disponibilizadas no momento de abertura do leilão.

Para os consumidores particulares continuamos a oferecer a melhor selecção de veículos usados e com garantia através dos nossos centros Seconddrive, com óptimos resultados desde 2007 (ver mais em www.seconddrive.pt).

 

Qual o sistema de venda que terão? Será por leilão invertido, preço fixo, negociação directa…? E como funcionará?

São leilões tradicionais que funcionam como uma venda aberta a todos os clientes registados e activos. Esporadicamente poderemos vir a realizar leilões especiais, por convite e segmentados por tipologia de veículo.

Quanto ao formato do leilão, temos basicamente dois tipos: leilão por lances com base de licitação e valor de reserva, ou submissão de ofertas em ‘carta fechada’. Adicionalmente, por vezes damos a opção ao cliente de aceder ao  ‘Compre já!’, através da qual o cliente pode adquirir o veículo por um valor fixo.

 

Esta é uma forma de fazer subir os valores residuais dos vossos veículos em frota?

A simplificação e a redução dos custos para o comprador autorizam eventualmente os preços dos carros a subir, embora de forma ligeira uma vez que os valores de venda B2B são naturalmente regulados pelo mercado.

 

Que expectativas têm para este serviço no primeiro ano?

Angariar o maior número possível de clientes profissionais e escoar cerca de 150 veículos até ao fim de 2011.