A Stellantis e o Crédit Agricole Consumer Finance (CACF) anunciaram terem chegado a um acordo vinculativo para a aquisição das atividades da ALD Automotive em Portugal e da LeasePlan no Luxemburgo. Mas não só.

A ALD Automotive vai vender seis subsidiárias europeias como forma de responder aos requisitos regulatórios e de concorrência que a Comissão Europeia impôs ao negócio de aquisição da LeasePlan.

Especificamente, as subsidiárias da ALD Automotive em Portugal, na Irlanda e na Noruega, bem como as subsidiárias LeasePlan do Luxemburgo, Finlândia e República Checa serão vendidas à Stellantis e ao CACF, que se preparam para lançar uma gigante europeia de renting (a NewCo).

A frota combinada destas seis entidades representa cerca de 100 mil veículos (3% do total da frota combinada da ALD Automotive e da LeasePlan a 31 de dezembro de 2022).

ALD Automotive, Arval e LeasePlan: resultados recorde em 2022

O que diz a Stellantis sobre a compra da ALD Automotive em Portugal

“A compra destas entidades em Portugal e no Luxemburgo é uma excelente oportunidade para fortalecer a NewCo e uma alavanca para aumentar a sua frota para um milhão de veículos em 2026”, disse Philippe de Rovira, Chief Affiliates Officer da Stellantis.

“Juntas, a Leasys e a Free2move Lease totalizam uma frota de aproximadamente 828 mil veículos”, acrescenta o responsável.

Este negócio, diz a gigante automóvel, representa “mais uma jogada estratégica” para a concretização das ambições do plano Dare Forward 2030.

Esta transação será finalizada no decorrer de 2023, embora esteja ainda dependente da aprovação das entidades competentes. Depende também do fecho da compra da LeasePlan por parte da ALD Automotive, que se espera aconteça a 28 de abril de 2023, conforme anunciado pelo Conselho de Administração da ALD Automotive, que decidiu convocar uma reunião geral extraordinária para essa data para aprovação da aquisição.