ald automotiveA ALD Automotive Portugal concluiu o rebranding* da sua sede em Portugal.

O projeto decorreu entre maio e julho de 2016 e envolveu alterações de imagem e funcionalidade nos mais de 1300 m2 de área de trabalho da multinacional francesa, e contou com a colaboração das equipas de Comunicação e Recursos Humanos.

“Cultivar uma marca forte passa também pela forma como é trabalhada internamente a identidade da marca, no sentido da criação de valor para os seus colaboradores. Este é mais um passo no caminho da competitividade da ALD Automotive como empregador de referência no setor”, explica Nuno Jacinto, Diretor Comercial e Comunicação da ALD Automotive.

“Todo o projeto de comunicação visual, que acompanhou a restruturação integral da sede, foi desenvolvido tendo por base princípios fundamentais da marca: compromisso com o ambiente, qualidade e inovação! A proximidade ao cliente deu o mote para os conteúdos. Os resultados estão à vista de todos e são excelentes”, concluiu.

Entre outras alterações, a nova configuração do espaço obedeceu à eliminação, sempre que possível, de barreiras físicas e visuais (todos os gabinetes internos e salas de reunião têm paredes envidraçadas), pelo aproveitamento da luz natural, pela criação de zonas de lazer e de trabalho mais amplas e funcionais e ainda pela eliminação progressiva de documentação em papel, com objetivos ambientais e para a redução das necessidades de arquivo.

 

Tecnologia reforçada

 

As alterações na estrutura e na funcionalidade fazem parte do reforço da estratégia da ALD Automotive para o mercado português, que inclui segmentação de clientes, novos produtos e serviços.

O investimento tecnologia superior a 1,5 milhão de euros passou por um sistema operativo totalmente inovador de integração e gestão (com total automatização e a capacidade de segmentar e melhorar serviços), pelo desenvolvimento das ferramentas de reporting com mais e melhor informação para gestores e utilizadores e, finalmente, pelo desenvolvimento do interface com clientes, para permitir um elevado grau de personalização em todos os contactos.

Nuno Jacinto lembra também que a ALD Automotive foi a primeira operadora do mercado português a ver, no 1.º semestre de 2016, o seu sistema de gestão certificado pela mais recente norma ISO 9001:2015.

“Garante o selo de qualidade dos serviços prestados através de um sistema de gestão certificado. Pois uma empresa que decide pelo outsoursing da gestão da sua frota automóvel procura aceder aos melhores serviços, que lhe possibilitem maior eficiência e eficácia”, explica o nDiretor Comercial e Comunicação da ALD Automotive.

 

Rebranding fala português

 

A CATCH-Global Marketing, empresa com capitais exclusivamente portugueses, foi a consultora de comunicação selecionada pela empresa de Renting e Gestão de Frotas do Grupo Société Générale.

“O resultado conseguido, em conjunto com a equipa da ALD Automotive, dependeu em muito da compreensão da organização estrutural e funcional da empresa, cultura, visão estratégica e objetivos. Só assim foi possível conceber uma comunicação eficaz e apelativa. Esta é a melhor fórmula para criar employer brands mais fortes: mais engagement, motivação e potenciar a retenção dos colaboradores”, diz Isabel Jorge Santos, Partner e co-fundadora da CATCH.

“O branding interno das empresas através de múltiplos meios, nomeadamente da sinalética, é hoje uma ferramenta de referência também na área dos recursos humanos, pela sua eficácia na promoção de engagement com a marca empregadora e alinhamento dos colaboradores com a cultura das empresas”, realçou a consultora de Marketing e Comunicação Estratégica e Operacional da CATCH

.

(*) Rebranding é a designação dada ao processo de criação de uma nova identidade ou posicionamento de uma marca, produto, serviço ou empresa. Um dos objetivos positivos pode ser diferenciar-se ou assumir um novo posicionamento no mercado. Pode também dever-se à necessidade de harmonizar funcionalidades ou serviços, por via de integração de outras empresas, agregação ou criação de novos produtos, ou estabelecer novas etapas de funcionamento por via de renovação das hierarquias ou estabelecimento de uma nova filosofia empresarial.