Dos 28 membros da Leaseurope, a ALF foi a associação que registou o maior crescimento, com uma subida de mais de 26% durante o primeiro semestre de 2024, o que se traduz em dois mil milhões de euros em investimentos em Leasing e em Renting. Na locação de equipamentos (incluindo veículos), Portugal atingiu mesmo uma expansão de 24%.

A Federação Europeia de Leasing e Renting, da qual faz parte a ALF – Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting, divulgou recentemente os resultados dos primeiros seis meses de 2024 e aponta para um volume de negócios de 196 mil milhões de euros (um crescimento de 5,6% relativamente ao período homólogo de 2023).

Segundo aquele organismo, o leasing de veículos, que no contexto europeu contabiliza a locação financeira (Leasing) e operacional (Renting), registou uma expansão de 8,6%, traduzida em 136 mil milhões de euros em investimentos.

Em comunicado, a ALF regista que uma análise mais detalhada da nova produção mostra que a locação de veículos foi mesmo o principal motor do crescimento global, com o segmento a crescer em praticamente todos os países, destacando-se a Grécia e Portugal, com crescimentos respetivos de 35% e 30%.