Dados da ALF respeitantes aos primeiros nove meses de 2019, indicam sentimentos distintos para o financiamento automóvel especializado: um crescimento da actividade leasing e uma redução da produção anual do renting.
O sector de Renting registou uma produção total de 25.642 viaturas, no valor de 516,7 milhões de euros, equivalendo a um decréscimo de 6,8% no número de viaturas e 3,7% no valor de produção total.
Esta tendência de decréscimo encontra-se alinhada com a retração no setor automóvel em geral, justifica o comunicado da ALF.
A associação refere também que a frota total gerida pelas Gestoras totalizou 119.410 viaturas no valor de 1,8 mil milhões de euros, mais 6,1% e de 8,6%, respectivamente.
Este último dado tanto pode indicar uma extensão de contratos renting de algumas empresas – aguardando um período mais favorável para a renovação da frota – ou simplesmente que 2019 é um ano de transição, com um grande número de contratos ainda no activo.
Quanto ao sector do Leasing, as projeções da ALF indicam um crescimento de 3,3% no Leasing de Viaturas, registando uma produção de 1,1 mil milhões de euros.