O Tonale coloca a Alfa Romeo nos caminhos de eletrificação. A tarefa não podia ter sido mais bem entregue, ao cumprir com mestria o que lhe é exigido enquanto híbrido plug-in: uma autonomia em cidade de até 80 km aliado ao prazer de condução desejado num modelo da marca milanesa
A Alfa Romeo é uma marca renascida. O exemplo que ilustra na perfeição esta afirmação é o Tonale Plug-in Hybrid Q4, um carro que é ao mesmo tempo um SUV e um híbrido plug-in composto por um motor 1.3 litros a gasolina no eixo dianteiro e um motor elétrico de 122 cv a agir sobre o eixo traseiro.
Como se tal não bastasse, carrega nos ombros a responsabilidade de ser o percursor da ofensiva elétrica da marca italiana do grupo Stellantis, que já prometeu que, a partir de 2027, só venderá carros 100% elétricos.
Se alguma dúvida restasse acerca do caráter desportivo desta proposta, rapidamente é dissipada quando o olhar repousa sobre as linhas exteriores deste SUV. Desenhado e produzido em Itália, honra uma história rica em conquistas desportivas, com uma grelha inconfundível e uma assinatura luminosa de óticas desafiadora q.b..
E se do lado de fora somos presenteados por toda a graça que só os italianos da Alfa Romeo sabem desenhar, sentados a bordo do Tonale registamos acabamentos sólidos e de boa qualidade, num apontar de baterias claro ao segmento premium. Com discrição e sobriedade em todos os elementos do cockpit, a única exceção a apontar serão as enormes e quase desproporcionais patilhas da caixa de velocidades localizadas atrás do volante, que nos primeiros minutos de condução são fácil e involuntariamente apertadas ao invés do indicador de mudança de direção.
No capítulo da condução, o Tonale plug-in mantém os mesmos modos de condução presentes nos outros Alfa Romeo, com o tradicional comando ADN presente na consola central. Selecionando o modo A (Advanced Efficiency, ou “modo elétrico”), não há praticamente regeneração, salvo a pouca registada nas descidas mais íngremes, quando o sistema ativa o modo e-Coasting.
No modo N (Natural), a regeneração é gerida pelo sistema num nível médio. Já no modo D (Dynamic), o carro obtém uma regeneração máxima quando pisamos o pedal do travão ou desaceleramos. É também neste último modo de condução que encontramos a maior resposta dinâmica, com o Tonale a ganhar outro ímpeto, passando de SUV eletrificado urbano para SUV puramente desportivo num ápice, beneficiando da atuação plena e otimizada da ação conjunta dos dois motores.
Há ainda um botão chamado “e-Save” que serve para manter a carga atual na bateria e também para carregá-la em andamento.
Impressões
Um Alfa Romeo já não é só um carro desportivo. Alia a esse caráter bem presente em curva e em estrada, a versatilidade de um verdadeiro utilitário pensado para a cidade, fácil de manobrar e com uma direção muito direta e precisa. Juntando a isto quase 80 quilómetros de autonomia 100% elétrica, o Tonale Plug-in Hybrid Q4 apresenta-se ao mercado como um SUV PHEV eficiente, com uma postura e temperamento diferente da maioria dos seus pares.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Alfa Romeo Tonale Speciale Plug-in Hybrid Q4
Custo de aquisição | 40.493 euros + IVA |
Renda 36 meses | 844,26 euros + IVA |
Renda 48 meses | 815,87 euros + IVA |
Potência combinada | 280 cv |
Motor a gasolina | 1.3 l / 4 cilindros / 180 cv / 270 Nm |
Motor elétrico (traseiro) | 122 cv / 250 Nm |
Bateria | 15,5 kWh |
Consumo combinado | 1,4 l/100 km |
Emissões CO2 | 38 g/km |
Autonomia elétrica | Até 82 km |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |