O Alfa Romeo Tonale marca o início de uma nova era na história da marca italiana. As empresas podem contar com um mais um SUV plug-in que chega depois do verão, assim como uma versão a gasóleo.

Contra as expectativas de alguns que não viam espaço para a Alfa Romeo dentro do grupo Stellantis, a marca italiana rejuvenesce sem renegar as glórias do passado, mas também sem ficar preso às memórias.

Há nas linhas do Tonale a evocação a modelos que marcaram a história da Alfa Romeo; a desportiva e a de marca de luxo. O restante é futuro, o início de uma nova etapa que fica assinalada com o lançamento de um modelo que é um SUV – não por acaso a forma preferida dos clientes europeus –, com mecânicas eletrificadas mais eficientes.

É o caso da versão plug-in, uma estreia na Alfa Romeo. Capaz de circular, segundo o construtor, até 80 km com emissões zero.

Só vai estar disponível em Portugal durante o terceiro trimestre e, embora não tenha preço confirmado, a FLEET MAGAZINE apurou que a intenção é obter um custo de aquisição para empresas que permita colocá-la no segundo escalão da Tributação Autónoma, dentro do atual quadro fiscal.

Pela mesma altura chega também o Tonale diesel, com motor 1.6 de 130 cv e 340 Nm de binário. Interessante para empresas onde o gasóleo ainda não foi banido da frota e, para este modelo, pode até existir uma surpresa agradável para as frotas.

DNA Romeo

Começando pela aparência, o Tonale identifica-se como Alfa Romeo através da grelha inconfundível e pela assinatura luminosa das óticas.

Em bom rigor, não parece existir nada de revolucionário na silhueta da carroçaria; mas a marca assegura que, no traço do Tonale, estão retratadas partes de modelos míticos, como o Giulia.

A verdade é que o mais importante encontra-se fora do olhar e no interior: a plataforma sobre a qual assenta, uma evolução daquela que serve o Jeep Renegade e o Compass, devidamente modernizada e “suavizada” ao nível da suspensão, direção e sistemas eletrónicos, tudo com vista a incrementar o desempenho e garantir a segurança da condução do Tonale.

Revolução é também a que se vive no interior, naturalmente preservando o cunho vincadamente desportivo tão caro à marca.

O posto de condução do Alfa Romeo Tonale está pensado para as emoções de quem o conduz. O primeiro sentimento é transmitido pelo olhar: no logo bem destacado no volante, na subtileza da iluminação interior, na evolução qualitativa do habitáculo e, claro, nas possibilidades de escolha, quer de acabamentos, quer das informações projetadas pelos painéis digitais.

Existem dois: um atrás do volante, com 12,3 polegadas e três possibilidades gráficas, enquanto um ecrã táctil de 10,25 polegadas, que controla os sistemas habituais de conetividade, navegação e som, está posicionado ao centro e de forma bem destacada.

A bagageira promete cerca de 500 litros de capacidade, ou um pouco menos na versão como motor plug-in.

https://fleetmagazine.pt/2022/02/21/alfa-romeo-tonale-suv-phev/

Alfa DNA

Além de manter uma motorização a gasóleo (1.6/130 cv), algo cada vez mais raro de encontrar, no que toca a motores a gasolina há, na realidade, três opções: duas híbridas e o Tonale Q4 com 275 cv, a novidade híbrida plug-in.

As versões híbridas são assistidas por motor elétrico com 15 kW de potência e 55 Nm de binário, alimentado por uma bateria de 48 V. Recorrendo a um motor 1.5 utilizado pelo Jeep Compass e-Hybrid, apresenta-se com dois níveis de potência: 130 e 160 cv. A mais potente com turbocompressor de geometria variável.

A marca garante alguma (limitada) autonomia em modo 100% elétrico.

As encomendas já abriram para uma versão especial que assinala o lançamento do modelo em Portugal: o Alfa Romeo Tonale “EDIZIONE SPECIALE” estará disponível na configuração híbrida de 130 cv e 240 Nm de binário, acoplado a uma nova transmissão automática de dupla embraiagem de 7 velocidades.

Inclui, entre diversos itens, jantes de liga leve de 20″, pinças de travão vermelhas, iluminação adaptativa Matrix Full LED, patilhas em alumínio para controlo da transmissão, acesso mãos-livres, porta traseira com abertura automática, ecrã tátil do sistema multimédia com 10,25″ e com controlos por voz e navegação, volante desportivo em pele, regulador de velocidade adaptativo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmara de estacionamento.

Quanto ao Alfa Romeo Tonale plug-in, com 275 cv de potência combinada, a tração nos dois eixos acrescenta-lhe a designação “Q4”.

A solução mecânica é novamente partilhada com o Jeep Compass: um motor a gasolina 1.3 assegura a tração dianteira, enquanto a tração traseira é produzida por um motor elétrico de 60 cv (44 kW) e binário máximo de 250 Nm.

Uma bateria de 15,5 kWh (400 V) dá-lhe até 80 km de autonomia em modo elétrico em cidade, ou cerca de 60 km em ciclo combinado. Estes são os números do construtor, acrescentando que uma carga completa demora 2,5 horas num carregador de 7,4 kW.

O seletor “Alfa DNA” não podia deixar de estar presente na consola central. De forma eletrónica, este sistema permite gerir a dinâmica da condução, controlando a estabilidade e distribuindo a potência para as rodas durante as fases de aceleração em curva.

No caso da versão híbrida plug-in, o condutor pode também escolher o modelo de energia, dependendo, naturalmente, do nível de carga da bateria.

ADN de segurança

Uma solução interessante e que visa garantir (leia-se aumentar) o valor residual da viatura reside na tecnologia NFT.

O certificado digital NFT (non-fungible token) é baseado na tecnologia “blockchain” e está continuamente conectado à utilização do automóvel, acompanhando o seu ciclo de vida desde o momento da compra.

A valorização do modelo no mercado de usados decorre do facto do certificado NFT registar todas as ocorrências e operações da viatura, oferecendo mais confiança a quem a vier a adquirir em segunda mão.

O reflexo que se prevê venha a ter sobre o valor residual da viatura pode ter um impacto positivo para a produção das rendas, por parte das gestoras de frota.

Outro sinal de confiança é a garantia alargada de 5 anos, com 8 anos/150.000 km de cobertura para as baterias.

Internamente, a marca criou duas soluções financeiras para a versão de lançamento:

1. Leasing: Garantia de 5 anos incluída + Serviço de Manutenção/Reparação (manutenção programada e não programada);

2. Renting: All-in by Leasys. Soluções a partir de 399 euros/mês, para 36 meses/30.000km, com entrada inicial de 11 mil euros.