Em 2023, o volume de vendas da Alfa Romeo para empresas duplicou os registos para clientes particulares. E no primeiro trimestre de 2024, essa tendência acentuou-se ainda mais

A Alfa Romeo renasceu. É uma marca que, com a chegada do Tonale PHEV em 2022 (já testado pela FLEET MAGAZINE), iniciou um caminho de eletrificação aliado a um ADN 100% premium, mas sem esquecer a herança desportiva que tanto a notabilizou.

Agora, em 2024, ano em que se assume definitivamente como um emblema premium, a FLEET MAGAZINE conversou com David Correia, diretor geral da Alfa Romeo em Portugal, e procurou perceber como é que a marca se apresenta junto das empresas para as convencer.

David Correia começa por destacar três argumentos que diferenciam a marca junto do canal B2B: experiência premium, gestão do valor residual e ofertas adaptadas a empresas.

Experiência Premium

  • Experiência premium completa com serviços como o NFT, que utiliza tecnologia de blockchain para representar todo o ciclo de vida do carro de forma dinâmica e evolutiva;
  • A isso junta-se, por exemplo, o programa Alfa Romeo Certified, dedicado aos clientes de usados e que visa garantir uma experiência de compra idêntica à de um carro novo, com tratamento e serviços premium;
  • E, por fim, o serviço Alfa Romeo Video Check, voltado para o pós-venda. Se um carro admitido para assistência precisar de intervenções adicionais além das acordadas com o cliente, os técnicos certificarão essas intervenções por meio de um vídeo, acompanhado dos respetivos custos de reparação. O cliente pode então aceitar, total ou parcialmente, ou até rejeitar o novo orçamento.

Gestão do valor residual

  • A Alfa Romeo tem como objetivo planear a produção com base em pedidos de clientes, evitando veículos km0 (unidades não vendidas como novas e que afetam o valor residual);
  • A qualidade. Segundo o responsável, esta é uma característica absolutamente prioritária para a Alfa Romeo, tanto no produto como na experiência do cliente.

Ofertas adaptadas às empresas

  • A versão Tonale PHEV é um desses exemplos. Adaptada às necessidades das empresas, esta versão enquadra-se no 2.º patamar da Tributação Autónoma (preço abaixo dos 35 mil euros s/ IVA).

Orçamento do Estado 2024: tributação autónoma desce, mas IUC e ISV sobem

Qual foi a evolução da Alfa Romeo verificada nos últimos três anos dentro do canal das empresas?

Nos últimos três anos, a Alfa Romeo registou um crescimento constante no volume de vendas para empresas. Desde 2021, esse crescimento tem sido consistente e, em 2023, houve um aumento significativo de 35% no volume de vendas para empresas em comparação com o ano anterior.

Quais são as ambições da marca para o canal B2B em 2024?

Temos ambições claras e estratégicas.

Queremos alargar a nossa base de clientes corporativos e procurar novas oportunidades e parcerias no mercado empresarial.

O crescimento em volume de vendas relativamente a 2023 é outro dos objetivos. Isso será alcançado por meio de estratégias de marketing direcionadas, promoções específicas para empresas e um foco contínuo na satisfação do cliente.

Por fim, suportaremos esse mesmo crescimento na nossa gama mais recente. Queremos potenciar a nossa atual gama de veículos para atrair as empresas, com o Tonale disponível em soluções eletrificadas Mild Hybrid e PHEV e, também, ainda com motor diesel.

O Junior, 100% elétrico recém-apresentado, também contribuirá para o crescimento das vendas neste canal.

Alfa Romeo Junior

Olhando para a gama Alfa Romeo, e dadas as vantagens fiscais de um PHEV junto das empresas, porque é que só o Tonale dispõe desta proposta motora? Há perspetiva de equipar o Giulia e o Stelvio com este conjunto motor?

O Alfa Romeo Tonale Plug-In Q4 representa um marco importante no processo “zero a zero” da marca. A Alfa Romeo será a marca mais rápida no cenário automobilístico global a passar de zero veículos eletrificados (no início de 2022) para uma gama completa de veículos de emissão zero até 2027.

No entanto, a decisão de equipar apenas o Tonale com essa solução tem razões específicas. Por um lado, a hibridização envolve peso adicional (devido à bateria e componentes elétricos). Isso pode afetar a distribuição ideal de peso que distingue os excelentes padrões de condução dos modelos Giulia e Stelvio. O foco na experiência de condução e dinâmica desses modelos é crucial para nós. Portanto, a decisão estratégica foi evitar a hibridização nesses modelos.

Por outro lado, a Alfa Romeo optou por concentrar os seus recursos em novos projetos para o Giulia e para o Stelvio. Estes modelos estão projetados para evoluir radicalmente, adotando um novo conceito de desportividade eficiente.

Em jeito de resumo, enquanto o Tonale lidera a eletrificação da marca, o Giulia e o Stelvio permanecem focados na sua essência desportiva e dinâmica, com planos para futuras inovações e melhorias.

O Junior (100% elétrico) só chega este ano. Com todas as outras marcas do grupo Stellantis a contarem já com vários modelos BEV no seu portfólio, que estratégia tem a Alfa Romeo?

Temos uma estratégia clara para o futuro, especialmente no que diz respeito à eletrificação. Estes são os principais pontos da estratégia da marca.

  1. Metamorfose com o Tonale: iniciámos a nossa metamorfose com o Tonale, um SUV compacto que representa o início de um plano de produto de dez anos;
  2. Plano de cinco anos: já aprovado, bloqueado e financiado pelo Conselho da Stellantis, inclui o lançamento de um novo produto por ano até 2026;
  3. Foco na eletrificação: em 2024, lançamos o compacto desportivo Junior (o primeiro com solução 100% elétrica, mas disponível também com um motor Mild Hybrid). Em 2025, chega o primeiro  modelos com propulsão unicamente elétrica da marca. Até 2027, toda a gama Alfa Romeo será elétrica – esta é a nossa ambição.

Esta estratégia reflete o compromisso da Alfa Romeo em evoluir com as tendências de mercado, oferecendo veículos inovadores e sustentáveis para os seus clientes.