As alternativas além da viatura de substituição são um dos serviços mais valorizados pelos clientes das seguradores com veículos acidentados ou a necessitar de reparação.

Esta é uma das principais conclusões de um estudo realizado em Espanha pela associação ICEA, em colaboração com a Allianz Partners, que indica que apenas 50% das companhias de seguros oferecem alternativas de mobilidade além do veículo de substituição, com 85% dos inquiridos a manifestarem desejo de ter outro tipo de alternativas.

Certo que os clientes das seguradoras continuam a valorizar o serviço de reboque e tempos de espera curtos para desempanagem ou até mesmo a escolha livre da oficina, mas é na mobilidade como um serviço que os condutores veem uma nova e indicada solução para os seus problemas imediatos.

Ciente desta questão, a Allianz Partners desenvolveu a plataforma MaaS (Mobility-as-a-Service), uma aplicação que reúne as diferentes soluções de mobilidade numa única ferramenta, tendo em conta as necessidades e preferências de cada cliente e comparando as opções em tempo real, ordenando-as de acordo com as preferências ou o tempo total de viagem.

Marco Ventura, diretor Comercial da Allianz Partners Portugal, explica como funciona esta nova solução: “permite a reserva, diretamente na plataforma, de táxis, TVD ou um carro de aluguer”. O responsável acrescenta, ainda assim, que a MaaS tem também em conta situações mais complexas, como quando uma família sofre um acidente a caminho de umas férias de verão – nesse caso, a seguradora diz que pode oferecer aos clientes a possibilidade de continuarem até ao seu destino de comboio ou de avião, ou mesmo de utilizarem um hotel, se preferirem.