A Alphabet já está a operar em Portugal, com financiamento, operações e atividade comercial a serem garantidos pela Finlog.
Este é um dos últimos países europeus onde a gestora marcou presença. Em Espanha, por comparação, já está presente desde 2001, com cerca de 50 mil viaturas sob gestão, o que faz dela uma das cinco maiores gestoras do país.
A entrada no mercado nacional está alinhada com uma estratégia de expansão internacional.
A Alphabet pretende servir os seus clientes com frota espalhada por vários países.
“O objectivo actual é reforçar a cobertura geográfica e expandir através de cooperação”, disse à FLEET MAGAZINE Claudia Bauer, responsável de marketing e comunicação da gestora.
Sobre os clientes nacionais, a Alphabet diz que pode vir a ter interesse em investir em clientes nacionais, mas que tudo vai depender do desenvolvimento da parceria.
A entrada da Alphabet já era esperada há algum tempo em Portugal, mas a forma como chegou, por via de uma parceria com a Finlog, surpreendeu tudo e todos
A gestora vê em Portugal um mercado com grande potencial, a par do que pode vir a ser o que existe noutros países onde está diretamente.
Aparentemente, trata-se de uma operação de white label, já que a Finlog fica responsável pela gestão total de todas as viaturas, incluindo o financiamento.
“A Finlog é um player local reconhecido no mercado e que consegue fornecer todos os serviços de aluguer operacional necessários”, diz Bauer.
A Alphabet diz ainda que não fez qualquer sourcing de outras gestoras em Portugal, ligando-se logo à Finlog.
O facto de a considerar uma operadora “bem conhecida” no país e com capacidade de fornecer todos os serviços de aluguer operacional fez com que tenham avançado com esta gestora.
O modelo da Alphabet para novos mercados passa pela cooperação com operadores já existentes e não tanto por aquisições.
Hungria, Republica Checa, Eslováquia, Roménia e Irlanda são outros mercados na mesma situação que Portugal, o 20º país onde esta gestora está presente.
Os serviços apresentados são os tradicionais do aluguer operacional.
“Dependendo das suas necessidades, as empresas vão poder optar por uma vasta gama de serviços, como cartões de combustível, viaturas de substituição, assistência em viagem e seguros”, diz o comunicado da empresa.
A expetativa para o país é enorme.
“Agora, os nossos clientes podem confiar no nosso parceiro certificado para fornecer serviços de mobilidade à medida para as suas divisões no país.
Estamos todos muito entusiasmados para ver o que podemos conseguir para os clientes com a Finlog”, diz Rudiger Ebel, diretor para novos mercados na Alphabet.
A locadora nacional também expressa o seu entusiasmo.
“Graças à longa experiência em gestão de frotas e integração num dos maiores grupos do setor automóvel, podemos trabalhar em conjunto com a Alphabet para aumentar a sua presença global e continuar a inovar”, diz Pedro Saraiva, CEO da Finlog.