Alternadores de alta eficiência desenvolvidos pela Bosch ajudam à redução de emissões de CO2 das viaturas

Perante regras europeias de controlo cada vez mais mais apertadas de emissões dos viaturas novas vendidos na UE, a Bosch desenvolveu alternadores com díodos de alta eficiência (HEDs) e de retificação sincrónica ativa (SAR) que ajudam os veículos a serem mais eficientes e mais económico.

“Os alternadores HED e SAR são capazes de reduzir as emissões de CO2 entre um e dois gramas. Ao arrancar ou funcionando a baixas rotações, eles proporcionam mais energia elétrica do que os modelos convencionais”, assegura Rolf Bulander, membro do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH.

Saliente-se que a normativa europeia estabelece um limite médio de emissões de 95 gramas de CO2/km para os novos veículos a partir de 2021, o que equivale a um consumo de combustível de pouco mais de 4 litros a cada 100 quilómetros.

Em 2013, as emissões médias de CO2 exigidas para os novos veículos eram de 132.9 gramas por quilómetro.

Como os alternadores permitem reduzir valores de CO2

A União Europeia (UE) reconhece as tecnologias ecológicas com a etiqueta “eco inovação” e, ao adotar estas tecnologias, os construtores contam com crédito de CO2 para calcular os valores de consumo médio de combustível das suas frotas.

O crédito máximo permitido é de sete gramas por quilómetro.

A Bosch é o único fornecedor que oferece três eco inovações reconhecidas pela União Europeia: um sistema de gestão de bateria baseado na navegação dos veículos híbridos, mais duas novas tecnologias de alternadores.

Funcionando como centrais de fornecimento de energia para os diversos órgãos elétricos das viaturas, e ainda para o carregamento da bateria, os alternadores convertem a energia mecânica em energia elétrica. Daí que, quanto for o seu grau de eficiência, menor será o consumo de combustível do veículo, logo, as emissões de CO2.

Para aumentar o nível de eficiência, a Bosch desenvolveu alternadores com díodos de alta eficiência que permitem oferecer entre 5 a 10 amperes a mais, quando comparados com o desempenho de diversos tipos de alternadores “standard”.