Um sistema que permite a localização de viaturas, o planeamento de rotas e alertas em tempo real, além da integração de serviços (que incluem carregadores) para veículos elétricos ou softwares adicionais.

Funcionalidades

  • Localização das viaturas em tempo real;
  • Planeamento e otimização de rotas;
  • Gestão operacional da frota, com relatórios completos que permitem identificar e gerir custos;
  • Informação sobre a mecânica;
  • Alertas em tempo real;
  • Nos veículos elétricos, além das funcionalidades anterior, fornece informação sobre o consumo da bateria do veículo e dados de carregamento;
  • Pacotes de serviço permitem obter mais equipamentos periféricos ou softwares adicionais, como relatórios de medição de temperatura e aberturas de porta em galerias de frio, botões de pânico espalhados pela viatura, ou até carregadores de veículos elétricos.

Grau de integração da solução com outros sistemas

Pode integrar-se ou receber informações de outros sistemas, de modo a complementar os dados. Estas integrações podem ser efetuadas pela Altice Empresas ou pelo próprio cliente:

  • Funcionalidade denominada gestão de custos, que possibilita a integração automática da grande maioria das plataformas de cartões de combustível e portagens;
  • Na adesão ao carregador de veículos elétricos (equipamento opcional) é possível ter acesso aos consumos da bateria das viaturas, bem como à energia e custo de carregamentos;
  • Para as empresas que têm postos de carregamento próprios, é possível definir autorizações para diferentes utilizadores;
  • Capacidade de obter informação no seu ERP sobre a atividade do dia-a-dia, por exemplo, número de quilómetros percorridos, horas de trabalho e percursos efetuados por cada motorista, para efeitos de pagamento de salários, ou faturação de trabalhos;
  • A situação inversa é igualmente possível, ou seja, receber na plataforma de gestão de frotas informação do ERP, tal como nomes e matrículas de motoristas, informação referente a seguros, garantias, manutenções e leasing, entre outros;
  • Em alternativa, é possível complementar manualmente esta informação;
  • Compatível com as várias funcionalidades dos ERP do mercado, sendo este envio de informação bilateral entre softwares.

Possibilidades de personalização/ajustamento

  • Diferentes tipos de personalização, segmentação, agrupamento e ajustamento;
  • Personalização do acesso à informação, atribuindo diferentes níveis consoante o tipo de utilizador;
  • No caso de veículos elétricos e adesão à solução de carregadores elétricos é possível definir que utilizadores podem utilizar determinados postos de carregamento da empresa;
  • Vasta gama de periféricos disponíveis para complementar as funcionalidades base da solução e extrair e controlar os dados da mesma;
  • Sensores podem ser acoplados na solução base, sempre que seja necessário obter dados adicionais;
  • Sensores relacionados com a segurança das pessoas e bens, através de botões de pânico/SOS;
  • Botões de estado que permitem aos utilizadores indicarem o estado do momento, conforme definido pela organização (período de almoço, disponíveis ou ocupados numa viagem de trabalho). Em viaturas empresariais, este botão permite distinguir a utilização em modo profissional da de modo privado.

https://fleetmagazine.pt/2020/10/14/plataformas-de-gestao-de-frotas/

Uso da telemetria

Todos os pacotes da solução são disponibilizados com equipamento de telemetria (alguns com instalação feita pelo cliente e outros com instalação profissional), recolhendo informação direta da centralina dos veículos.

Os pacotes base implicam sempre a instalação de um equipamento telemático na viatura. Adicionalmente podem ser acrescentadas várias camadas de serviço que se focam apenas em tratamento de dados rececionados na plataforma ou noutros sistemas. Exemplo disto são as funcionalidades de Gestão de Custos e Gestão Operacional da Frota.

Complementarmente ao serviço de Gestão de Frotas, podem ser disponibilizados os módulos de software de gestão de pool, gestão de roteiros ou gestão de tarefas/missões.

Tratamento de dados no âmbito do RGPD

Cumpre escrupulosamente todas as obrigações impostas pelo RGPD.

Funcionalidades sem uso de equipamento telemático

Uma solução sem instalação e dados de telemetria da viatura é a de Localização de Ativos. Neste caso deve haver uma preocupação por parte do cliente na recarga da bateria do equipamento utilizado.

Existem vários tipos de equipamentos para utilizações distintas e com durabilidade que pode variar entre uma semana e seis meses, sendo que a duração da bateria depende da frequência de receção de informação que se pretenda obter por dia.

Sistema de gestão de pool/partilha de veículos ou outros de mobilidade

Um dos módulos opcionais permite a criação e gestão de pool, da criação de pedidos de viaturas pelos utilizadores à visualização dos pedidos aprovados, reprovados e pendentes ou à gestão das permissões, entre outros.

Existe também a possibilidade de atribuir a cada condutor uma chave ou cartão RFID que permite identificar o condutor como sendo uma pessoa autorizada a conduzir o veículo. Em alguns casos, só com a apresentação desta chave/cartão é possível desbloquear o sistema de arranque.

Sistema de gestão de obrigações fiscais e/ou enquadramento contabilístico das despesas com as viaturas enquadradas por regime de Tributação Autónoma

Permite a separação de todos os encargos e utilizações de modo privado para modo profissional, bem como apuramento de custos e débitos relativos a utilização das viaturas.

Acesso remoto à plataforma e dados, nomeadamente através de dispositivos móveis ou por App

Enquanto serviço cloud (SAAS), os seus servidores contam com a segurança providenciada pelo Data Center da Altice Empresas. O acesso à informação pelos clientes pode ser efetuado através de qualquer tipo de dispositivo com acesso à internet. Disponibiliza ainda uma app móvel.

https://fleetmagazine.pt/2020/02/24/como-atua-um-gestor-de-frota/

Acesso do utilizador da viatura a algumas funções

O gestor de dados da organização/empresa pode definir acessos diretos à plataforma para diferentes utilizadores ou pode partilhar relatórios, enviados diretamente pela plataforma para cada um dos utilizadores previamente selecionados.

Cada utilizador poderá, se assim estiver definido, ter acesso ao relatório das travagens e acelerações bruscas que faz durante a condução, assim como aos tempos em que a viatura está ao ralenti.

Formação e serviço de apoio ao cliente

A solução é comercializada em pacotes chave-na-mão, permitindo que o cliente obtenha formação através de um interlocutor único.

A formação para os utilizadores da plataforma pode realizar-se de forma presencial ou remota, sendo que, além da formação inicial gratuita, o cliente tem a possibilidade de contratar horas adicionais de formação suplementares à formação já fornecida. É disponibilizado um manual de utilizador na própria plataforma.