As empresas começam a olhar para a locação flexível como uma solução para os seus problemas de mobilidade. A oferta já é vasta e, pelas mãos de gestoras de frota ou empresas de rent-a-car, garante a utilização do automóvel à medida de cada necessidade.

A mobilidade é, assim, cada vez mais um serviço!

Flexível é a palavra de ordem do novo normal na mobilidade empresarial. O regime de trabalho híbrido ou a adoção do teletrabalho como norma, a realização de processos sazonais e a colocação ou rotação temporária dos trabalhadores, estão a orientar as empresas para soluções de mobilidade de curta duração.

Perante uma nova realidade em perspetiva, a utilização/propriedade do automóvel ganha novos contornos e justifica o interesse de muitas empresas por soluções de aluguer flexíveis e sem compromisso, nomeadamente por produtos que eliminam, por exemplo, a ausência de penalização em caso de devolução antecipada da viatura.

Este tipo de oferta acarreta outras vantagens:

  • Flexibilidade dos períodos de utilização
  • Redução da burocracia processual e financeira
  • Rapidez na elaboração de propostas e realização do contrato
  • Entrega mais rápida da viatura, uma vez que geralmente já se encontra matriculada e disponível para o cliente

https://fleetmagazine.pt/2022/02/04/frota-renting-2021/

Atrasos na entrega de viaturas novas

Também a Covid-19, a paralisação parcial da economia e as incertezas quanto ao desempenho das respetivas atividades foram catalisadores na adoção deste tipo de soluções: muitas empresas, que se encontravam em processo de compra de viaturas, foram confrontadas com atrasos na entrega dos modelos encomendados, devido à redução da produção. Para esta mudança contou também a indefinição quanto à manutenção de postos de trabalho com viatura ou dúvidas quanto à política de frota futura, nomeadamente naquilo que se relaciona com decisões de downsizing de escalão do veículo atribuído ou tomadas de decisão para a transição para outras formas de mobilidade.

Este tipo de solução passou a fazer parte da oferta das próprias gestoras de frota, até aqui quase exclusivamente orientadas para contratos de renting de viaturas novas com prazos geralmente superiores a 24/36 meses.

Do leque de oferta de produtos passaram a fazer parte soluções de aluguer flexível de curto prazo, respondendo à vontade dos seus clientes e permitindo rentabilizar o próprio parque automóvel das locadoras, sobretudo numa altura em que escasseia a oferta de alguns veículos novos.

Por fim, pode ajudar as empresas a fazerem uma entrada suave de viaturas elétricas na frota, com a vantagem de algumas propostas combinarem mais do que um tipo de viatura.

Pagar o que se precisa, quando se precisa

Num mundo em constante mudança, também as necessidades do negócio podem variar. O aluguer flexível e com menos compromisso apresenta-se então como uma solução para quem precisa preencher necessidades pontuais ou temporárias, com capacidade de resposta rápida e sem penalizações perante a exigência de aumentar ou reduzir a frota perante o rumo do negócio.

Eis alguma da oferta disponível para o mercado português:

  • LeasePlan FlexiPlan: Uma solução de renting com prazos mais curtos, que inclui todos os serviços (incluindo impostos e seguros) numa única renda mensal. Permite contratos a partir de um mês, quilometragem ilimitada e rescisão antecipada sem penalização. O objetivo é proporcionar mobilidade pelo tempo que se precisa, por valores competitivos e centralizando processos num único fornecedor de mobilidade.
  • Europcar Flex: Esta solução de aluguer flexível dirigida para empresas permite obter uma viatura a partir de um mês de aluguer. Por uma renda mensal, o cliente pode gerir o contrato consoante as necessidades, sem compromisso, sem pré-pagamento e sem taxas de cancelamento. Caso a empresa comece por um aluguer mensal e depois altere a decisão, além de poder fazê-lo, não lhe serão cobrados mais dias além dos realizados. A frota 100% elétrica da Europcar inclui modelos Lexus UX 300e, Nissan LEAF e Renault ZOE.
  • ALD Flex: Produto renting para empresas com necessidades pontuais de veículo (para um colaborador temporário ou à experiência, por exemplo) ou que estejam a reestruturar ou rever a sua política automóvel. Inclui manutenção, linha de apoio ao condutor, assistência em viagem, pneus, viatura de substituição e seguro. Disponibiliza veículos de passageiros de cinco e sete lugares, híbridos e híbridos plug-in.
  • KINTO Flex: Permite a subscrição de uma viatura desde um a 12 meses, de acordo com as necessidades. Com renda ajustável de acordo com a duração do contrato, tem todos os serviços incluídos. O cliente pode escolher o local onde pretende a entrega da sua viatura e o processo de devolução quer-se igualmente simples e rápido.