A Amazon anunciou a compra de 100 mil furgões elétricos à Rivian como parte da estratégia de eliminar a sua pegada de carbono até 2040.

“Se uma empresa com uma infraestrutura como a da Amazon – que entrega mais de dez mil milhões de itens anualmente – consegue cumprir com as metas do Acordo de Paris 10 anos antes do estipulado, então qualquer empresa o conseguirá”, diz Jeff Bezos, CEO da Amazon.

Jeff Bezos

 

“Uma encomenda a esta escala não tem precedentes”, diz Nic Lutsey, diretor de programa do International Council of Clean Transportation.

De acordo com Lutsey, estima-se que haja entre 70 e 100 mil furgões elétricos espalhados pela Europa e América do Norte, sendo a sua maioria composta por Nissan NV200, Renault Kangoo e StreetScooter.

“Uma encomenda desta magnitude duplicará o número deste tipo de veículos no mundo inteiro”, conclui Lutsey.

A Amazon espera que as primeiras entregas destes veículos aconteçam em 2021 e conta ter a frota completa e a circular já em 2030.

A Rivian

Embora ainda não tenha lançado qualquer veículo de produção, a Rivian espera produzir mais de 60.000 veículos até 2022.

A empresa está a desenvolver pickup’s e SUV que poderão vir a ter mais de 640 km’s de autonomia, com preços situados perto dos 63.000 euros.

O chassis multirresistente da Rivian em arquitetura de “skateboard” permite-lhe suportar diferentes carroçarias e modelos.

Este chassis pode receber os sistemas de travagem, suspensão, baterias e sistema de transmissão de todos os veículos Rivian.

100 mil furgões elétricos