A Amazon encomendou mais de 1.800 veículos elétricos à divisão de veículos comerciais da Mercedes-Benz.
Trata-se da maior encomenda de uma frota de veículos elétricos da Mercedes-Benz até à data. Mais de 1.800 eVito e eSprinter vão ser entregues à Amazon para serem utilizados na Europa.
Da encomenda que a Amazon fez fazem parte 600 unidades do eVito e mais de 1.200 unidades da eSprinter.
Marcus Breitschwerdt, diretor da Mercedes-Benz Vans, diz que a eVito e a eSprinter são ideais para fazer face às exigências das empresas de transporte e distribuição de última milha.
Já Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, por seu turno, refere a importância de uma parceria com a Mercedes-Benz para a descarbonização do sector dos transportes e para enfrentar a crise climática.
“A adição de 1.800 veículos de entregas elétricos é mais um passo na nossa jornada para nos tornarmos na frota mais sustentável do mundo”, diz Bezos.
https://fleetmagazine.pt/2020/04/28/ensaio-mercedes-benz-eqc-400-4matic/
Mercedes-Benz eSprinter
Possui um motor elétrico de 85 kW e um binário de 295 Nm, sendo possível equipar este modelo com uma bateria de 55 kWh e uma autonomia de 168 km, sendo a carga máxima deste veículo de 891 kg. Com uma função de carregamento rápida instalada, a eSprinter pode ser carregada dos 10 aos 80% da capacidade em 25 minutos, dependendo do ponto de carregamento a utilizar.
O volume de carga deste veículo é de 11 metros cúbicos e, dada a instalação das baterias ter sido feita por baixo do piso, nenhuma da sua capacidade de carga é comprometida.
Segundo a Mercedes-Benz, a eSprinter que equipará a frota da Amazon inclui equipamento de segurança topo-de-gama, como é o caso do Travão de Estacionamento Elétrico, do Electric Brake Assist, da Câmara Traseira, do Blind Spot Assist, do Crosswind Assist e do Attention Assist.
Mercedes-Benz eVito
A eVito Tourer tem uma autonomia de até 184 km, fruto de uma bateria de 41 kWh. O motor elétrico é semelhante ao da eSprinter (85 kW de potência e 295 Nm de binário).
Diz a marca que este é um furgão que foi feito para a condução urbana. No interior das cidades – como será principalmente usada pela Amazon – manter a velocidade máxima da eVito nos 80 km/h garante a proteção das reservas de energia e aumenta a autonomia. Alternativamente, o cliente pode optar por configurar a velocidade máxima nos 120 km/h.