António Cruz, responsável pelo departamento de frotas da AMG Car, concessionário BMW em Setúbal, acredita no potencial da marca bávara e aponta duas razões para o êxito do construtor alemão no mercado português.
Primeiro, o reconhecimento da marca e cita um exemplo para frisar essa convicção: “uma das empresas dava como opção aos colaboradores um Série 1 despido de equipamento e um modelo de outra marca, mas com mais equipamento. No final, só uma pessoa não optou pelo BMW”.
Segundo, a competitividade.
“Num renting ‘puro e duro’ os nossos carros são muito competitivos. Não só porque os valores residuais são ótimos. Depois porque, ao incluir contratos de manutenção até 5 anos/100.000 km (BMW Service Inclusive), isso ajuda as empresas a gerirem melhores custos. Daí que, em alguns segmentos, as nossas rendas estejam alinhadas com modelos de outras marcas de segmentos baixos. Para as empresas também é importante um CO2 reduzido. É isso que oferece, por exemplo, o Série 1 116D EfficientDynamics com 99 g., que conheceu muita procura nesta canal de vendas”.
Grande parte desta vantagem deve-se ao BMW Financial Services, através do BMW BankGmbH, reconhece António Cruz. “Tem-nos ajudado muito em termos de rendas e de condições, criando, além disso, campanhas específicas, muito competitivas, para alguns modelos.”
AMG Car expande concessão BMW e aposta nas frotas
Em 2014, a BMW foi a marca “Premium” que matriculou mais veículos de passageiros em Portugal: 10.617 unidades. Destas, cerca de 3,5% foram responsabilidade da AMG Car, metade das quais destinadas a empresas.
Assim foi porque, percebendo o peso das frotas, o concessionário BMW de Setúbal criou um departamento direcionado especificamente para esta área de mercado.
A dirigi-lo está António Cruz, que acredita que uma boa relação com o cliente e o acompanhamento das suas necessidades são razões que explicam o sucesso da concessão BMW do distrito de Setúbal.
“Para o cliente/empresa estabelecemos condições preferenciais de atendimento (com entrada direta na oficina, por exemplo)e fazemos um acompanhamento permanente,desde que entregamos o veículo novo, até à retoma da viatura no final do contracto. Se é preciso, vamos buscar o carro para fazer a manutenção – as novas tecnologias da BMW permitem-nos saber, à distância, quando isso é necessário e muitas vezes até antes do cliente se aperceber – e vamos devolvê-lo no final do dia. Muitas vezes aproveitamos essa oportunidade para deixarmos um modelo novo para experimentar ou propomos alguma iniciativa comercial.”
Representante da marca alemã através desde 1999 das instalações situadas em Santa Marta de Corroios, em 2010 a AMG Car reforçou a sua presença no distrito através da aquisição à Salvador Caetano do Concessionário BMW em Setúbal.
“Ganhámos não só dimensão em termos de estrutura, como conseguimos uma maior abrangência e envolvência com as empresas do distrito. Que é o terceiro maior de Portugal em número de empresas”, lembra António Cruz. “Geograficamente, a nossa área de influência vai de Almada a Sines, mas também olhamos para Lisboa como um bom mercado.”
A entrevista completa está publicada no n.º 24 da FLEET MAGAZINE, edição de Março de 2015