André Figueiredo foi reeleito presidente da Associação Europeia de Concessionários Peugeot para o triénio 2024-2026.

À frente da entidade que representa todas as redes da marca Peugeot na Europa (14 países) desde dezembro de 2020, André Figueiredo é novamente nomeado responsável máximo da Association Européenne de Concessionnaires Peugeot (AECP).

No currículo, André Figueiredo conta com dez anos de presidência da Associação Portuguesa de Concessionários Peugeot (APOCOP), é membro da direção da Divisão de Retalho da ACAP e acumula, com esses cargos, a direção executiva do Grupo Automóveis do Mondego/Corvauto.

Objetivos para 24-26

André Figueiredo define, para o novo triénio, um principal objetivo: acompanhar as redes nesta nova realidade (de eletrificação) que o sector atravessa, com constantes e rápidas transformações a todos os níveis, e que influencia de forma clara o mercado automóvel.

Segundo o próprio, é necessário olhar para a nova realidade de crescente eletrificação, nomeadamente no seu acompanhamento em termos das necessárias infraestruturas: “temos pela frente a implementação deste novo modelo de distribuição de veículos na Europa que a Stellantis está a implementar para todas as suas marcas e que terá um impacto fortíssimo na forma como iremos trabalhar num próximo futuro”.

Novo Peugeot 208 com preços especiais para empresas

Eletrificação: acompanhar e planear é fundamental

O presidente da AECP diz ainda que a evolução do processo de eletrificação na Europa está a ser feita de uma forma demasiado rápida, acrescentando ainda que não foi feita a devida planificação do seu todo, nomeadamente no domínio político. “Numa altura em que todos os construtores investiram e continuam a investir milhões de euros em desenvolvimento e capacidade de escala para veículos elétricos, não tem havido, por trás, a suportar essa investida financeira, um plano definido que permita fazer o devido acompanhamento”, acrescenta.

Destaca ainda o exemplo do crescimento da infraestrutura de carregamento, que não acompanha o andamento a que o mercado foi sujeito no que refere à colocação de viaturas elétricas no mercado.

“Todas estas questões têm que ser abordadas e muito bem acompanhadas, sendo que em conjunto com a marca Peugeot, tentaremos desenhar o melhor equilíbrio para que juntos possamos melhor controlar e liderar todas estas variáveis”, conclui.