A ANECRA diz que é fundamental que o Governo considere desde já a inclusão do comércio de automóveis novos e usados na primeira fase do plano de desconfinamento.

A associação considera “absolutamente imperioso” que o sector do comércio automóvel possa voltar a abrir as portas, cumprindo obviamente com as regras impostas pelas autoridades de saúde.

No primeiro desconfinamento, em 2020, o comércio automóvel foi dos primeiros sectores a retomar a atividade. A associação considera que o Protocolo Sanitário do Sector Automóvel, apresentado em maio passado, foi essencial na retoma da confiança de empresários, colaboradores, fornecedores e clientes do sector.

O sector do comércio automóvel, e em particular o da venda de viaturas novas, é uma das áreas que mais tem sido afetadas pelo confinamento, tendo mesmo atingido uma quebra de quase 60% no mês de fevereiro.

https://fleetmagazine.pt/2021/03/01/fevereiro-2021-matriculas-automoveis-portugal/

Segundo a ANECRA, a quase paralisia da atividade de comércio de automóveis pode ter consequências, a curto prazo, que podem resultar em “falências e de empresas e desemprego em larga escala”.