A ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel enviou uma carta aberta ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, o Dr. António Mendonça Mendes, a pedir a suspensão imediata do pagamento de Imposto Único de Circulação (IUC) pelos operadores de comércio de usados, e em particular nas viaturas em stock.
A associação já tinha referido algumas medidas urgentes para proteger as empresas portuguesas durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), mas acredita que a suspensão ou isenção do pagamento do IUC para viaturas usadas em stock deve ser imediatamente ativada com efeito até, pelo menos, o final deste ano.
https://fleetmagazine.pt/2020/03/30/isv-carros-usados-importados/
Segundo a ANECRA, “faz pouco sentido” que o IUC tenha de ser pago por empresas que não podem exercer a sua atividade – em virtude do atual estado de emergência nacional – e mantêm as suas viaturas em stock. Esta é uma medida que, independentemente do atual estado de emergência vivido em Portugal, tem vindo a ser requerida pela associação nos últimos anos.