O ano 2022, que entra agora no seu último trimestre, tem sido “um ano difícil para o mercado de automóveis usados português”.

Quem o diz é o mais recente relatório do Observatório INDICATA, que revela que o mês de setembro continuou a tendência dos anteriores meses, com as vendas de usados online B2C 16,6% abaixo do registado em agosto e 18,0% abaixo de setembro de 2021.

Se olharmos para o acumulado das vendas no canal de usados online B2C, até ao final do terceiro trimestre de 2022 registou-se uma quebra de 16,3% relativamente a 2021. Face a 2020, a quebra é de 1,8%.

Porquê esta queda?

De acordo com o INDICATA, a razão por detrás deste recuo poderá estar no fraco desempenho dos carros usados com motor de combustão interna: diesel com uma queda de 23,9% e gasolina a cair 10,8%.

Contrariando este ciclo, as vendas de híbridos usados aumentaram 8,9% e as vendas de carros elétricos 21,1%.

Esta procura por carros 100% elétricos (BEV) e híbridos usados significa que a rotação de stocks ainda está a aumentar para ambos, diz o INDICATA, que apresenta um aumento de rotação de stock de híbridos de 6% e de BEV em 13% para 4,4x (ambos em termos homólogos).

Ainda assim, a escassez de stock de qualidade continua a ser um problema, diz o relatório, que aponta para uma descida de 4,1% nos níveis de stocks no início do mês de outubro em relação a setembro. Já comparando com o mesmo período de 2021, o a queda é de 9,5%.

Um “novo normal” em modo start-stop

Mercados europeus

Em setembro, as vendas de usados online B2C subiram 13,2% relativamente a agosto. No entanto, comparando com o mesmo mês do ano anterior, registou-se uma queda de 7,6%.

Diz o INDICATA que a instabilidade nas vendas mensais de automóveis durante os últimos dois anos e meio causa picos de comparação em termos homólogos em alguns países.

O relatório daquele Observatório indica alguns casos como o francês, por exemplo, que registou um aumento de 30,9% no mês de setembro, ao contrário de Espanha, que viu as vendas de usados online caírem 29,4%.

No acumulado, e faltando apenas um trimestre para o final de 2022, as vendas totais de automóveis usados online B2C estão 11,1% abaixo dos primeiros nove meses do ano passado, mas apenas 3,3% abaixo do mesmo período em 2019.

Olhando para as vendas online B2C de usados em setembro por grupos de energia:

  • BEV registaram o segundo maior aumento mensal, mas tiveram também a segunda pior queda em termos homólogos, caindo 3,9%;
  • Diesel caíram 15,3% em termos homólogos;
  • 5,3% de recuo nos usados a gasolina;
  • Aumento de 5,9% nas vendas de híbridos durante o mesmo período.

“A Covid-19 e a questão dos semicondutores em curso são suficientemente duras para a maioria, mas há sinais de que o preço muito elevado e ainda crescente da energia e especificamente da electricidade pode estar a ter um efeito negativo na procura de BEVs usados”, esclarece o relatório do Observatório INDICATA.

Os modelos mais vendidos

Divide-se assim a tabela de modelos usados mais vendidos, por volume.

PosiçãoTodos os grupos motopropulsoresMotores a combustão internaHíbridos100% elétricos
1.ºVolkswagen GolfVolkswagen GolfAudi A6Renault ZOE
2.ºRenault ClioVolkswagen PoloToyota C-HRTesla Model 3
3.ºVolkswagen PoloRenault ClioToyota YarisAudi e-tron

Considerando este top de vendas de usados online B2C até quatro anos de idade, os três maiores vendedores por volume permanecem os mesmos dos meses anteriores, diz o INDICATA.