Antonio Melica é o novo Diretor-geral da Nissan em Portugal, sucedendo no cargo a Guillaume Masurel que assume novas funções na sede global da Nissan, em Yokohama, Japão.
Antonio Melica trabalha no grupo Nissan há quase vinte anos e desempenhava até agora a função de Diretor Regional de Vendas na Nissan Europa, sendo responsável pela supervisão e coordenação das operações da marca nas regiões da Europa Central, Ibéria e Rússia, mercados que representam cerca de 40% do mercado europeu.
De nacionalidade italiana, o novo responsável trabalhou em Portugal entre Abril de 2005 e Dezembro de 2006 como Diretor de Marketing.
O seu percurso dentro da Nissan iniciou-se em Fevereiro de 1998 na equipa de Marketing da Nissan Itália, em Roma, tendo também passados pelas equipas Financeira e de Vendas da representação da Nissan naquele país.
Saiu de Itália em 2003 para prosseguir a sua carreira internacional na Nissan, desempenhando funções em Paris, Lisboa e Barcelona. Em 2008 regressou a Itália para assumir a responsabilidade de gestão de Vendas e Marketing da unidade de negócio dos Veículos Comerciais.
Em 2010 e por um periodo de 4 anos, lidera a direção de Marketing da Nissan naquele país, período durante o qual a Nissan atinge a sua melhor quota de mercado em Itália.
“Regressar a Portugal nesta altura representa para mim uma enorme satisfação e um motivo de grande motivação. Em primeiro lugar regresso a um país que conheço e que aprecio, mas acima de tudo porque vou trabalhar com uma das melhores equipas da Nissan a nível global: a Nissan Portugal recebe, há quatro anos consecutivos, o galardão atribuído anualmente pelo nosso CEO à melhor equipa global da Nissan, pelo seu trabalho notável no aumento da quota de mercado da marca num clima económico exigente e na progressão do reconhecimento dos clientes da marca em Portugal”.