Os resultados técnicos do ramo automóvel registam uma grande quebra em 2014: 30 milhões de euros, face a 84 milhões contabilizados em 2013.

Os valores constam de um relatório de balanço feito ao sector segurador em Portugal em 2014, divulgado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

No caso do ramo do seguro automóvel, o rácio combinado da actividade indica um valor de exploração negativo: 100,4%, cabendo 30,2% de despesas e 70,2% ao rácio de sinistralidade.

Mas de um modo global, os lucros do sector segurador em 2014 registaram uma redução muito significativa. A diminuição simultânea das componentes financeiras e técnica da conta de exploração foi a principal causa da contenção do resultado para 28 milhões de euros, quando, em 2013, tinha registado 692 milhões de euros.

O presidente da APS, Pedro Seixas Vale, atribuiu este resultado às prestações menos boas dos ramos de acidentes de trabalho e automóvel, mas também à forte redução das taxas de juro dos investimentos das empresas seguradoras, que se refletiram na componentes financeira e técnica da exploração da atividade.

O maior impacto negativo aconteceu precisamente nos principais ramos “Não Vida”, onde está incluída a actividade automóvel. Neste segmento, o resultado foi inferior a 2013, “quando pesaram fenómenos climáticos extremos com volumes de indemnizações materialmente relevantes”, frisa o relatório da APS.

A divulgação destes resultados podem ser mais um indicio da necessidade de aumento dos prémios de seguro automóvel em Portugal. A reportagem com a corretora Luso-Atlântica publicada na FLEET MAGAZINE de Março de 2015 expôs esta questão e ela faz também parte de uma dezena de tendências do setor segurador discutidas no evento Insurance 2015 realizado em Lisboa no mês de Abril.

Já na apresentação dos resultados relativos a 2013, Seixas Vale alertava para a possibilidade do aumento da sinistralidade rodoviária eliminar qualquer margem para a redução dos prémios de seguro que, lembrava em Junho de 2014 o presidente da APS, há uma década que vinha sendo reduzido.