Em linha com as suas ambições e com as constantes transformações que ocorrem atualmente no sector dos transportes, a Arval reinventou-se e lançou novos conceitos de mobilidade sustentável na apresentação da sua nova estratégia Arval Beyond.

O Arval Beyond é um plano estratégico a cinco anos e representa uma evolução no modelo de negócios da gestora de frota, que deixa de ser uma empresa de leasing automóvel e passa a tornar-se numa empresa de soluções de mobilidade sustentável.

“Queremos ser líderes em mobilidade sustentável”

No final do ano passado, a empresa percebeu que as expectativas dos consumidores mudaram no que respeita à mobilidade e ao impacto ambiental. A Arval reconheceu “os pedidos” dos seus clientes e elaborou um plano estratégico que tem não só a ambição de fortalecer a sua posição no mercado mas também, e principalmente, de se tornar numa empresa de referência na indústria de soluções de mobilidade sustentável.

Alain Van Groenendael, presidente e CEO da Arval, diz que o Arval Beyond pretende entregar uma experiência integrada de mobilidade às empresas clientes da Arval, além de lhes proporcionar apoio durante a sua transição energética, fornecendo produtos e serviços flexíveis e conectados.

Assim, em linhas gerais, a Arval traçou os seguintes objetivos para 2025:

  • Crescimento: dois milhões de veículos contratados
  • Ambição e transição energética: 500 mil veículos eletrificados na sua frota e redução de 30% nas emissões de CO2
  • Mudança de paradigma: passar de empresa focada no automóvel para uma empresa de soluções de mobilidade, incluindo o automóvel

Mas para alcançar estes objetivos, é necessária a adoção de quatro iniciativas (ou como a Arval lhes chama, “ofertas”). A saber:

1. Mobilidade 360º

A mudança acontece na medida em que a Arval deixa de ser uma empresa focada no automóvel para passar a ser uma empresa de mobilidade.

A Arval quer, com isto, fornecer a todos os seus clientes mundiais soluções de mobilidade topo-de-gama, sejam elas o aluguer de bicicletas elétricas, o carsharing, as soluções de micromobilidade ou aplicações Mobility-as-a-Service (MaaS).

Implementar soluções de mobilidade alternativa nas empresas. Dar resposta às empresas que, nos seus quadros, contam com cada vez mais colaboradores que procuram soluções de mobilidade sustentável.

A liberdade de escolher a forma como o cliente se move. De acordo com o Observatório de Mobilidade da Arval, três em cada quatro empresas europeias está a considerar implementar soluções de mobilidade alternativas junto dos seus colaboradores num prazo de três anos. A Arval acredita que a oferta Mobilidade 360º é a solução para os clientes-empresa que procuram oportunidades de mobilidade urbana à sua medida.

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2. Good for you, Good for all

A meta é clara: tornar-se numa empresa líder na transição energética e na sustentabilidade, auxiliando os seus clientes na prevenção rodoviária e na redução da sua pegada de carbono.

Com ofertas pensadas para melhorar a experiência com veículos elétricos (VE), a Arval pretende enfrentar os constrangimentos geralmente associados aos VE e à adoção de infraestruturas de carregamento. Assim, disponibilizará às empresas um VE, um ponto de carregamento e um método de pagamento. Além disso, manterá junto da empresa a possibilidade desta optar por um veículo a combustão interna (ICE) para quando necessário. Está prevista ainda a criação de uma oferta Vehicle-to-Grid (V2G) – olhar para o VE como “mais do que um automóvel mas como uma bateria com rodas”, podendo assim devolver parte da sua energia para a rede quando necessário.

Atuar no campo da prevenção rodoviária é um dos objetivos da Arval, que procura reduzir a taxa de acidentes rodoviários em 10%. “Fomos um passo mais além e olhámos para as análises que revelam que os veículos equipados com Advanced Driver Assistance System (ADAS) têm menos 14% de acidentes do que os veículos que não possuem estes sistemas”, diz a Arval, que se prepara para oferecer descontos às empresas que passarem a optar por este tipo de sistemas de segurança nos veículos das suas frotas.

Com o Good for you, Good for all, a gestora quer ter meio milhão de veículos eletrificados nas estradas em 2025, registar uma redução de 30% nas emissões de CO2 da sua frota e uma redução de 10% na sua taxa de sinistros.

3. Conectada e flexível

Criar uma oferta mais simples e conectada, baseada na conjugação de novas tecnologias e serviços, o que permitirá aos condutores das empresas entrarem numa nova era da mobilidade.

Serviços como pagamento de estacionamento de rua, agendamento de lavagens de automóvel remoto, entregas de encomendas junto do veículo sem necessidade de recorrer ao uso de chave ou comandos por voz no interior do veículo são algumas das soluções que a Arval diz querer implementar na sua frota em cinco anos. “Até 2025, 80% da frota da Arval estará conectada e oferecerá uma variedade de serviços que tornarão a vida do condutor mais fácil”.

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4. Arval Inside

Parceiros. A Arval depende dos seus parceiros para a apresentação de novas ofertas junto dos seus clientes.

O Arval Inside é um estado de espírito. Trata-se da partilha de conhecimento e experiências junto de parceiros selecionados com vista à criação de soluções de mobilidade inovadoras.

A Arval diz que em cinco anos, todos os países onde está presente terão assinado acordos com parceiros locais estratégicos para o cumprimento das metas do plano Arval Beyond.