Como está a decorrer o processo de integração das operações e quais são as perspetivas de crescimento para 2016?
O negócio da aquisição da atividade de frota da GE Europa por parte da Arval ficou concluído em Novembro de 2015. A transação abrangeu mais de 160 mil veículos em 12 países europeus e permitiu à empresa do Grupo BNP Paribas passar a ser líder europeia no financiamento, aluguer operacional de longa duração e serviços de gestão de veículos multimarca.
No final de 2014, a Arval em Portugal geria uma frota de 5460 viaturas, enquanto o número de contratos da GE era de 3735 na mesma data.
“Terminámos 2015 com mais de 10 mil viaturas em gestão e com um crescimento da sua produção acima de dois dígitos em relação ao ano anterior”, refere Gonçalo Cruz, diretor de comunicação e marketing da locadora em Portugal. “Daí que 2015 tenha sido um ano muito positivo para a atividade da Arval.”
A exemplo do que vem acontecendo nos restantes mercados europeus em que também está presente, o processo de integração tem decorrido de forma pacífica, garante este responsável.
“Tal como se esperava, tem resultado na união de equipas muito bem formadas, com muita experiência em gestão de frotas automóveis e com enorme preocupação sobre a atenção e serviço prestado ao cliente. Neste princípio, estamos essencialmente focados em continuar a trabalhar para consolidar a oferta de outsourcing de gestão de frota da Arval e aumentar as vantagens e a diferenciação para os nossos clientes.
Estamos ainda mais certos que a soma destas duas entidades é bem mais do que 2 e que os primeiros a beneficiar desta nova e reforçada Arval serão os nossos clientes”.
Por isso, prossegue Gonçalo Cruz, “2016 afigura-se como uma continuidade na consolidação do universo das gestoras de frota, e será um ano extremamente desafiante dentro da atual conjuntura económica e política. Porém, a Arval mantém objetivos de continuidade de um crescimento sustentado”
Após a integração da GE Capital Fleet Services, no final de 2015, a frota arrendada da Arval cresceu para 785 mil viaturas em todo o Mundo.
Na Europa, os resultados superaram as expetativas: a frota aumentou 8,3%, acima da previsão inicial de 6% estabelecida no final de 2014, com mercados, como o Reino Unido, a beneficiarem de um crescimento de 19%.
Os objetivos globais para 2016 são um crescimento de 5% e uma frota total de 995 mil unidades.