Março de 1999. Enquanto uns profetizavam o fim do mundo no dobrar do milénio e outros avisavam para o risco de um apagão generalizado, a Arval dava os primeiros passos em Portugal. Vinte e cinco anos depois, o caminho da gestora continua a ser marcado pela ambição de inovar e pela aposta em valores como a transição energética, a segurança rodoviária e a mobilidade sustentável

Em 2024, a Arval Portugal está a comemorar 25 anos de existência. Atualmente, a empresa de renting com uma vasta oferta de soluções de mobilidade para empresas, mas também para particulares, soma quase 100 colaboradores e gere uma frota de mais de 20 mil carros.

arval
Em 2024, a celebração dos 25 anos de presença em Portugal voltou a iluminar com as cores da Arval um espaço onde houve partilha das etapas e dos nomes que marcam a história da gestora no mercado português, mas também da amizade, de uma boa música, de muita conversa e boa disposição

Durante um quarto de século, a Arval Portugal trabalhou com a ambição de fazer do planeta um mundo melhor. Ambientalmente mais sustentável, mais seguro para condutores e peões, com mais e melhor mobilidade centrada no bem-estar das pessoas, da comunidade e do meio-ambiente, através de soluções flexíveis e adaptadas a cada realidade.

Desde a criação da Arval Portugal, em março de 1999, num escritório em Alfragide, tem sido um trajeto de crescimento, de inovação e de estabelecimento de parcerias estratégicas. Era apenas uma equipa de quatro pessoas.

O foco na mobilidade e nos automóveis esteve presente desde o início. E em pouco mais de nove meses, a Arval Portugal já entregava 199 carros. Dois anos mais tarde fez o seu primeiro rebranding, ainda como Arval PHH mas, em 2004, já com uma equipa de 50 colaboradores, adota a identidade Arval BNP Paribas Group. Que mantém até hoje.

A cada ano, a notoriedade da marca e da frota foi ganhando expressão. Em 2006, já com mais de cinco mil viaturas sob a sua gestão, muda pela primeira vez de morada. Mas em 2009, somando quase sete mil viaturas em renting, é que se concretiza a mudança para as instalações atuais em Miraflores.

Outro marco bastante importante na trajetória de crescimento da empresa concretiza-se em 2015: a aquisição do negócio de renting da GE Capital representou um salto no número de recursos humanos e do volume da frota que passa a ter sob sua gestão mais de 9.500 unidades.

Em 2017, Roberto Fonseca vem liderar os destinos da gestora em Portugal e a Arval atinge a marca dos dez mil carros. No ano seguinte, entra no segmento de retail através de uma parceria com o BPI.

Dois anos depois, em 2019, no ano em que assinala duas décadas de atividade em Portugal, estabelece nova parceria, desta vez com uma marca automóvel. Surge assim o Kia Renting.

Em 2019, o autódromo do Estoril vestiu-se com as cores da Arval para celebrar duas décadas de atividade, juntando equipa, parceiros e clientes numa grande festa

Em 2021, com Portugal ainda sob o efeito das consequências da COVID-19, a Arval regista o maior aumento da sua frota em número de carros e estabelece um novo marco: 15 mil viaturas geridas.

Já com José Pedro Pinto, o atual diretor-geral da Arval Portugal, nasceram mais parcerias estratégicas: a Polestar em 2022, a Jaguar Land Rover em 2023 e a BYD em 2024.

Evolução da frota gerida pela Arval em Portugal ao longo de um quarto de século. Próximo objetivo: chegar aos 25 mil veículos sob gestão

E a aposta cada vez mais forte em novas formas de mobilidade sustentável motiva o lançamento de outro produto inédito: o renting de e-bikes para empresas, com renda mensal a começar nos 59 euros (+ IVA). Porque a preocupação da empresa com a descarbonização vai além dos automóveis e embora o negócio da locação represente a parte mais importante da sua atividade, as atuais exigências de mobilidade das empresas são mais complexas e estão a evoluir.

“A Arval Portugal está muito comprometida com a transição energética”, garante José Pedro Pinto. “Por isso, asseguramos aos seus clientes um serviço de consultoria destinado a apoiá-los na estratégia de eletrificação das suas frotas. Dispomos também de soluções de carregamento para instalar em casa ou no escritório, ou para utilizar na estrada”, conclui o diretor-geral da Arval Portugal.