Quem toma as decisões de gestão sobre os custos das frotas de PME são os diretores-gerais e mais de metade destas empresas não tem regras de gestão ou utilização das suas viaturas.
Estas são as algumas das conclusões do trabalho “Mobilidade nas PME’s Portuguesas: O que precisam as empresas para apoio ao seu negócio?”, feito pela Arval para perceber ainda as necessidades reais dos gestores destas empresas para os próximos anos:
• As PME’s em Portugal têm em média 7 viaturas nas suas frotas distribuídos entre ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados, sendo que os modelos mais procurados são as viaturas comerciais ligeiras, as viaturas de segmento médio e os pequenos furgões;
• 57% das empresas não tem regras de gestão ou utilização das suas viaturas;
• 17% das PME’s têm actualmente como motivo para aquisição de viaturas a necessidade de aumentar a sua frota automóvel;
• Em regra, a tomada de decisões e a gestão da frota automóvel estão no topo da hierarquia das empresas – Direcção geral
• Maioria das empresas recorre ao crédito e ao leasing para financiamento das suas frotas, mas estes modelos têm sofrido uma forte redução da sua utilização.
• PME’s ainda pouco envolvidas com o aluguer operacional (Renting), sendo que neste universo apenas 53% das empresas diz conhecer esta modalidade.
• Pela experiência com os diferentes modelos de financiamento, o aluguer operacional é modelo com menor taxa de abandono, ainda assim, esta é uma opção em utilização por apenas 13% das PME’s;
• 71% das PME’s que compra ou recorre a crédito para compra de viaturas, considera essa aquisição como um investimento para o negócio que tem que ser gerido pela empresa.
• Porque tem sido sempre assim, é principal razão para levar as empresas a utilizarem o crédito e a compra de viaturas.
• Mais de 70% das empresas que utilizam leasing fazem contratos superiores a 5 anos.
• 49% dos gestores de PME’s preferem pagar uma prestação mais baixa de financiamento sem considerar serviços e por outro lado 51% das empresas, prefere rendas maiores que incluam serviços.
• Segurança e benefícios para colaboradores, baixar custos e tempo despendido com gestão da frota estão no topo das necessidades das PME’s.
• 86% das PME’s procura soluções para gerir as necessidades de mobilidade para apoio ao negócio.
“Falta informação”
“Quando vemos que falta informação e esclarecimento a estas empresas sobre a oferta de soluções de mobilidade além do financiamento das viaturas, concluímos que as empresas devem procurar sair das suas zonas de conforto, ouvir e experimentar novas soluções que o mercado tenha para lhes oferecer”, disse Gonçalo Cruz, diretor de marketing e comunicação da gestora.
O estudo indicia oportunidades para apoio ao negócio das PME’s em Portugal através de novas soluções de mobilidade
Tendo presente a importância das PME no tecido económico português e o conhecimento que esta gestora tem do peso das estruturas de mobilidade nos custos destas empresas, este estudo fornece um retrato das características das frotas neste segmento de empresas.
Este estudo não considera empresas ligadas ao sector primário, nem empresas ligadas ao sector automóvel.
Foi realizado pela consultora Nielsen Portugal, mantendo a ARVAL independência total sobre a amostra de empresas que foram contactadas e a idoneidade da informação produzida pelo CVO.
Sendo uma informação para uso profissional, frisa Gonçalo Cruz, ela destina-se em primeiro lugar aos gestores das PME’s no nosso país, mas também a todos os profissionais ligados ao sector automóvel, organizações e associações do sector e organismos públicos.
“Quando vemos uma fotografia de um mercado com características e necessidades específicas, em que 86% das empresas pedem soluções de mobilidade para apoio ao seu negócio, mas que esta necessidade parece esbarrar ainda em critérios de gestão pouco definidos quanto à tomada de decisão sobre um custo tão significativo para a estrutura da maioria das empresas deste segmento”, disse.