Complementando o trabalho publicado na edição n.º 53 da revista Fleet Magazine de junho de 2022,  as marcas automóveis (ou os grupos que as representam) responderam a três questões relacionadas com a Mobilidade Elétrica em Portugal.

Fernando Antunes, diretor de vendas a frotas do grupo Astara em Portugal, responde em nome das marcas Kia, Mitsubishi, Aiways, Fuso, Isuzu, Maxus e Piaggio.

Que significado têm as empresas têm para o fomento da Mobilidade Elétrica em Portugal?

As empresas têm desempenhado um papel fundamental no avanço da mobilidade elétrica em Prova disso, no primeiro quadrimestre, apenas 19% das vendas totais de veículos elétricos foram destinadas ao segmento de clientes particulares, sendo o restante canalizado para empresas, rent-a-car e veículos TVDE. As razões são sobretudo duas: ambiental e económica.

O fator da sustentabilidade ambiental, seja por imperativo estratégico, pela necessidade de cumprir metas ou até mesmo por uma questão de imagem, tem assumido um caráter cada vez mais prioritário. Já do ponto de vista económico, os benefícios são evidentes, em termos dos custos de utilização e manutenção, bem como do impacto fiscal.

Quanto a efeitos colaterais no segmento dos particulares, o facto de existirem mais automóveis de empresas a circular, acaba por tornar mais visível esta tendência e por criar um efeito de mimetismo.

Que importância teve a Reforma da Fiscalidade Verde e se continuam a ser os benefícios fiscais a motivar as empresas a apostar na transição energética da frota?

Tudo o que possa promover comportamentos mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e que, ao mesmo tempo, possa contribuir para uma redução dos custos é bem-vindo.

Os incentivos criados tiveram e têm um impacto positivo, com destaque para a dedução do IVA e para a isenção (no caso dos VE) ou da redução (nos PHEV) da Tributação Autónoma em sede de IRC e do ISV, fatores que são muito relevantes para a saúde contabilística das empresas. E deve destacar-se ainda o incentivo de seis mil euros na compra de veículos comerciais ligeiros 100% elétricos.

No conjunto de marcas do grupo Astara em Portugal quanto representam as vendas corporate de veículos exclusivamente elétricos e híbridos plug-in no volume de matrículas de cada marca?

Nos primeiros quatro meses de 2022, no que respeita ao segmento de passageiros, nas marcas Kia e Mitsubishi, as vendas a clientes frotistas de veículos eletrificados representaram, respetivamente, 57% e 35%. O ambicioso plano de lançamentos de novos modelos amigos do ambiente das diferentes marcas, a juntar à recém-chegada Aiways, faz prever um crescimento significativo do peso deste tipo de veículos nas vendas para frotas do grupo Astara.

Já nos comerciais, o lançamento dos Maxus 100% elétricos representou um importante passo no reforço da nossa oferta de mobilidade sustentável, a que se juntarão em breve os futuros Fuso eCanter e Piaggio Porter elétrico.

DOSSIER: A importância das frotas para a Mobilidade Elétrica em Portugal (Parte I)