A gestora de frota Athlon, com sede na Holanda, foi adquirida, juntamente com as suas subsidiárias, pela Mercedes-Benz Financial Services Nederland, subsidiária holandesa da Daimler Financial Services.
O negócio já foi confirmado pela Athlon e insere-se num realinhamento estratégico que está a acontecer na indústria automóvel e de locação na Europa.
O propósito é que as futuras operações da gestora Athlon e da subsidiária financeira da Daimler passem a operar sob a marca Athlon.
Com esta inclusão, a locadora holandesa torna-se parte da rede global de Daimler FS, que opera em 13 países e administra 85 mil veículos de passageiros e comerciais.
Atualmente, directamente ou através de parcerias, a Athlon gere frotas automóveis e oferece serviços financeiros em mais de 40 países, incluindo Portugal.
A Athlon é propriedade de um banco holandês que está agora sujeito a regras mais estritas em relação ao fluxo de capital, com novas exigências que colocam bastante pressão sobre operações de capital intensivo, como é o caso das operações de leasing/renting automóvel.
O desejo de aliviar a empresa-mãe desta pressão terá sido um dos motivos que terá desencadeado esta operação de transferência de propriedade.
Com esta operação o grupo Daimler não apenas alarga mais rapidamente a sua base de potenciais clientes para as suas marcas automóveis, como cria condições mais sólidas de fidelização aos seus produtos.
O site internacional da Athlon revela que a operação de venda deverá ficar concluída até o final de 2016, após a devida aprovação das autoridades reguladoras.
A compra de acções terá custado 1,1 mil milhões de euros.