O Audi A3 e-tron associa um motor a gasolina a uma unidade eléctrica com capacidade para movimentá-lo de forma autónoma.

Custa cerca de 10 mil euros mais do que a versão equipada só com o mesmo motor 1.4 TSI a gasolina com 150 cv e é praticamente 13 mil euros mais caro do que o A3 Sportback com motor a gasóleo 1.6 TDI destinado às empresas.

Novos instrumentos indicam o consumo e estado de carga das baterias, enquanto no ecrã táctil central surgem mais detalhes sobre o sistema híbrido, como os fluxos de energia e os débitos do motor térmico e eléctrico.

A unidade principal é o motor a gasolina. Funcionando em associação ou em modo autónomo, o contributo da unidade elétrica eleva a potência total aos 204 cv e o binário aos 350 Nm.

Colocadas por baixo dos assentos traseiros, as baterias podem ser carregadas com a energia regenerada das desacelerações e travagens, gerada pelo motor a gasolina, ou por recarga directa, feita a partir da rede eléctrica, que pode ser a doméstica de 220 V/16 A.

Três modos de condução permitem escolher entre uma condução mais eficiente, mais desportiva ou puramente eléctrica.

Em modo eléctrico, o A3 Sportback e-tron tem capacidade para pouco mais de 30 km, o que não é mau atendendo à reduzida dimensão das baterias. O consumo médio de combustível andou em torno dos 6,0 litros, com tendência para subir em auto-estrada. É que, em cidade, a cada desaceleração, descida ou travagem, o sistema vai alimentado a bateria. Energia que depois pode ser utilizada para ajudar a vencer as inclinações, poupando no débito de gasolina.

Preço:

44.756 Euros*

Rendas:

1.003,79 €/mês (36m)*
892,42 €/mês (48m)*

Consumos e emissões:

1,6 l/100Km
37 g.CO2/km*

Características motor:

4/1.395 cc
150/5.000-6.000 cv/rpm
250/1500-3.500 Nm/rpm

 

Galeria de imagens

(fotos Razão Automóvel)