A partir de agora, os números pares representam os modelos elétricos e os números ímpares os modelos equipados com motor a combustão? Parece complicado, mas não é, e há uma marca que, dada a quantidade de números que definem os seus modelos, decidiu adotar esta política. Assim, e em virtude da constante expansão da sua gama, a Audi reestruturou a designação dos seus veículos; é por isso que o A4, como o conhecíamos, deixa de existir e passa a chamar-se A5.
Proposta em quatro novas variantes: A5 e S5 Limousine e A5 e S5 Avant (carrinha), a gama A5 assenta na Plataforma Premium de Combustão (PPC) do grupo e apresenta algumas novidades relativamente ao modelo que vem substituir. Está mais comprido e mais largo e conta com um maior leque de funções no equipamento disponível de série, “posicionando-o no segmento médio superior”, afirma a marca.
Nesta fase de lançamento do modelo, a oferta de motores do novo A5 cobre os seguintes terrenos:
- 2.0 TFSI (a gasolina) com 150 cv. Dotado de um turbocompressor de geometria variável que funciona com um processo de combustão modificado (particularmente eficiente em termos de combustível sob carga parcial). Consumos combinados de combustível no intervalo 7,6-6,7 l/100 km. Emissões combinadas de CO2 no intervalo 173-154 g/km;
- 2.0 TDI (diesel) com 204 cv. Este bloco desenvolve 400 Nm de binário e está disponível com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem e tração dianteira ou com sistema de tração integral quattro ultra. Outra das vantagens desta unidade é o facto de ser parcialmente eletrificado, utilizando o novo sistema MHEV plus de 48V.
Há, depois, as versões S5, baseadas no motor V6 TFSI 3.0 litros com 367 cv. Também eletrificados com a tecnologia MHEV plus de 48V e com transmissão de dupla embraiagem S tronic revista e adaptada, projetada para mais binário, as unidades S5 Limousine, por exemplo, têm um consumo combinado de até 7,7 l/100 km e vêem as suas emissões de CO2 reduzidas em até 14 g/km.
Quanto ao chassis e direção, afinados com o cunho da marca de Ingolstadt, garantem às variantes Limousine e Avant “um comportamento dinâmico tipicamente Audi”. Caso seja adotada a suspensão de amortecimento variável (opcional), os níveis de conforto e as reações e atitudes desportivas aumentam, conforme assegura a marca.
A bordo, destaque para o novo conceito de operação da família Audi A5, que conta com um ecrã panorâmico Audi MMI, independente, com design curvo e tecnologia OLED. Este consiste no cockpit virtual da Audi com um ecrã visível de 11,9 polegadas na diagonal e o ecrã MMI touch de 14,5 polegadas. Opcionalmente, o cliente pode optar por um ecrã MMI de 10,9 polegadas, posicionado frente ao lugar do passageiro dianteiro e integrado no design do painel de instrumentos. Opcional é também o head-up display, configurável e mais desenvolvido relativamente ao seu antecessor, assegura a marca.
Preços recomendados para Portugal do novo Audi A5
A5 Limousine TFSI | Desde 46.051 euros |
A5 Limousine TDI | Desde 56.850 euros |
A5 Limousine TDI quattro | Desde 60.350 euros |
S5 Limousine | Desde 94.300 euros |
A5 Avant TFSI | Desde 48.000 euros |
A5 Avant TDI | Desde 58.800 euros |
A5 Avant TDI quattro | Desde 62.300 euros |
S5 Avant | Desde 96.251 euros |