Na gama A5, a carroçaria Sportback é a preferida em Portugal. Das 6.000 unidades A5 vendidas desde 2007, ano do seu lançamento no nosso país, 3.900 foram Sportback.

Atualmente representa quase 90% da procura, sendo também praticamente a única carroçaria procurada pelas empresas quando escolhem um A5.

Daí a importância que reveste este lançamento.

Alguns dados relativos a 2016, segundo dados da ACAP:

  • A gama teve uma quebra nas vendas de 35,85% (de 781 unidades em 2015 para 501 veículos matriculados no ano passado);
  • O A5 foi o 4.º modelo mais vendido da marca alemã, a seguir ao A1, A3 e A4
  • Das 501 unidades A5 em 2016, 433 foram do modelo de 5 portas (53 coupé, 15 cabrio)
  • Em 2016, a sua importância nas vendas globais da Audi em Portugal diminuiu de 8,3% para 5,3%

Modelo com cariz desportivo mas também com mais vocação familiar do que as restantes carroçarias, o A5 Sportback com motor 2.0 TDI, 190 cv e transmissão S Tronic tem preços a partir de 47.760 euros.

Em Portugal, o Audi A5 Sportback é proposto apenas com o motor 2.0 TDI de 190 cv com 400 Nm de binário máximo.

Em comparação com o modelo anterior, a gama oferece um desempenho até 17 % acima, embora o consumo de combustível tenha sido reduzido até 22%.

[slideshow_deploy id=’12132′]A caixa manual de seis ou a caixa de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades são propostas com os motores de quatro cilindros com tração dianteira ou quattro.

A caixa tiptronic de oito velocidades é reservado para o bloco diesel de topo de gama com 286 cv e o motor da versão mais desportiva, o S5 Sportback com motor a gasolina V6 turbo de 354 cv. Ambos apenas por encomenda.

Os motores são sempre acompanhados pelo sistema de tração quattro. A Audi também oferece, em opção, o diferencial traseiro desportivo para uma condução ainda mais precisa e dinâmica.

O sistema quattro com diferencial central autoblocante é proposto com todas as variantes de motores do Audi A5 Sportback com S tronic ou tiptronic.

É um sistema mecânico concebido como uma engrenagem planetária; o diferencial central autoblocante transmite 60% do binário do motor para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro, em condições normais de condução. Em caso de perdas de aderência, o diferencial central autoblocante transfere até 70% para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro.

Motores e preços do A5 Sportback em Portugal:

  • 2.0 TDI com 190 Cv/ 400 Nm (114 g/km): a partir de 47.760 euros
  • 2.0 TDI S tronic  com 190 Cv/ 400 Nm (112 g/km): 50.210 euros
  • 2.0 TDI 190 S tronic quattro (121 g/km): a partir de 53.710 euros

Características do A5 Sportback

A carroçaria de 5 portas é mais baixa do que o modelo anterior e atingiu uma muito baixa resistência aerodinâmica (Cx=0,26), o que, juntamente com uma redução média de peso de 85 kg, contribui para uma maior eficiência térmica.

Tem 4,73 metros de comprimento, 2,1 cm a mais do que o A5 Sportback de 2012 e mais 10 cm na largura.

A versão mais económica é a 2.0 TDI 190 cv com transmissão automática S tronic.

De acordo com o homologado, tem consumo médio de 4,2 l/100 km e CO2 de 112 g/km.

Interiormente reivindica também aumento das cotas de habitabilidade:  mais 17 mm de comprimento interior, mais 11 mm ao nível dos ombros e mais 24 mm ao nível das pernas na parte traseira.

O volume da mala também cresceu 15 litros e é agora de 480 litros, ou 1300 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O acionamento da porta da mala é elétrico de série, opcionalmente com abertura e fecho através de sensor de movimento.

A garantia é de 4 anos ou 80 mil quilómetros.

Do entretenimento à segurança

O painel de instrumentos pode ser uma tela de 12,3″ (Audi virtual cockpit) ou os indicadores mais tradicionais. O head-up display é opção.

O conceito do MMI, incluindo navegação, foi completamente redesenhado para ser mais intuitivo e permitir a pesquisa de texto e, em opção, reconhecimento de escrita e de comandos por voz.

De série ou em opção, permite, entre muitas outras funcionalidades, Audi connect com licença gratuita durante três anos, transmissão 4G/LTE, “Audi connect safety & service” (com assistência online em estrada, assistência de chamada de emergência, solicitação de serviço e funções remotas via app Audi Connect), interface de ligação a sistemas Apple e Android, carregamento por indução e ainda a existência de uma tablet amovível para o banco traseiro.

O A5 Sportback oferece os mesmos sistemas de segurança e assistência ao condutor do A5 Coupé de 2016, como o Audi pre sense city, de série, ou o Audi Pre Sense Basic, front e rear, como opção.

Além de permitir acções à distância, como fechar ou abrir portas remoto, verificar onde o carro está estacionado e até obter dados sobre seu estado, os sistemas de assistência ao condutor aproximam o conceito da condução pilotada, através da interação entre sistemas de assistência ao condutor através do adaptive cruise control com função Stop&Go e assistente de trânsito, que facilita a condução em tráfego congestionado.

Igualmente novo é o cross traffic assist rear, exit warning, turn assist, que ajuda a evitar uma colisão com  reconhecimento baseado na câmara localizada na zona do retrovisor interior.

Características mecânicas do A5 Sportback:

  • Novas versões de caixa manual de 6 velocidades e transmissões S tronic de dupla embraiagem com 7 velocidades e tiptronic de 8 velocidades
  • Modelos com motores de quatro cilindros com caixa manual: nova tração quattro com tecnologia ultra para aumentar a eficiência
  • Sistema quattro com diferencial desportivo como opção para o 3.0 TDI com 286 Cv (210 kW) e o Audi S5 3.0 TFSI de 354 Cv (260 kW)
  • Suspensão com geometria de 5 braços, ainda mais dinâmica e precisa, simultaneamente mais confortável
  • Suspensão com controlo de amortecimento (em opção), com vários modos através do Audi drive select
  • Nova direção assistida eletromecânica para melhor feedback da estrada, precisão e eficiência
  • Como opção: controlo dinâmico da direção com desmultiplicação variável para melhorar a sensação de condução; reflete a situação de condução momentaneamente Audi drive select com diferentes modos de condução (série)