A Audi apresenta o novo A6 Avant, uma carrinha com História firmada junto do canal B2B – em 2019, ganhava mesmo o Prémio Fleet Magazine (agora Fleet Awards Portugal) na categoria acima dos 35 mil euros.
Segundo o fabricante, o A6 Avant está mais dinâmico, eficiente e digital do que nunca. Além das variantes elétricas, o A6 Avant é proposto com motores a gasolina e a gasóleo com tecnologia mild hybrid MHEV plus.
Assim, além do tradicional 2.0 TDI de quatro cilindros com 204 cv – a Audi mantém o gasóleo nesta carrinha -, é proposto um motor 3.0 TFSI de seis cilindros com 367 cv. Ambos equipados com a eletrificação parcial MHEV plus, que apoia o motor de combustão e aumenta a performance, ao mesmo tempo reduzindo as emissões poluentes.
Este sistema é composto por uma bateria de 48V, um motor de arranque com alternador por correia (BAS) e um gerador do grupo motopropulsor (PTG) com unidade eletrónica de potência integrada. Este PTG, que produz um binário adicional até 230 Nm e 24 cv, é responsável, por exemplo, pela condução em modo elétrico durante manobras de pouca aceleração (estacionamento, por exemplo, ou em condições de trânsito lento em circuito urbano).
Duas das características a destacar pelo fabricante são a direção integral e a suspensão pneumática adaptativa, garantias de um nível de condução e conforto só ao alcance de soluções verdadeiramente premium. A suspensão pneumática adaptativa regula a altura da carroçaria e a absorção das irregularidades do piso. Já a direção integral, opcional, tem uma resposta mais direta e conduz a um comportamento mais preciso e ligeiro, assegura a marca. Em conjunto com a tração integral quattro, esta direção funciona a baixas velocidades, e permite ao automóvel virar as rodas traseiras até cinco graus (na direção oposta à das rodas dianteiras) – isso confere-lhe mais agilidade e assegura que o diâmetro de viragem é reduzido até 1 metro. A velocidades médias e elevadas, as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras, o que proporciona mais estabilidade e precisão.
Também o seu design e aerodinâmicas são dignos de nota. O coeficiente de 0,25 é o melhor valor de um Avant com motor de combustão na Audi, reflexo de uma aposta da marca no bom desempenho e eficiência, mesmo recorrendo a motores térmicos.
Para este desempenho aerodinâmico contribuem as grandes cortinas de ar e as entradas de ar ajustáveis na frente, o spoiler no tejadilho e os painéis aerodinâmicos nas laterais do vidro traseiro. Ainda assim, o novo A6 Avant não perde as suas características típicas Avant, graças à traseira desportiva com um difusor, que em conjunto com a zona dos ombroas e a via larga, acentua o design dinâmico do carro. A isso juntam-se a longa distância entre eixos e o capot alargado, que lhe conferem a elegância e proporções a que este modelo nos já tem vindo a habituar.