O primeiro modelo Audi 100% elétrico disponível como Sportback e Avant foi agora apresentado. A marca alemã revelou o novíssimo A6 e-tron, o segundo modelo assente na plataforma PPE que traz consigo uma promessa: mais de 700 km de condução elétrica com uma só carga [total] e um design que, nas palavras de Gernot Döllner, presidente do Conselho de Administração da Audi AG, está “mais marcante”.

Em setembro de 2024, os clientes Audi poderão começar a fazer as encomendas dos A6 e-tron e S6 e-tron (nas versões Sportback e Avant).

Afinal, quais os principais destaques desta nova aposta 100% elétrica da marca de Ingolstadt?

As linhas exteriores, para começar, reforçam a dinâmica, progresso e elegância a que a marca dos quatro anéis habituou os seus clientes.

Não só a grelha mais larga e as linhas esguias das luzes diurnas, bem como os espelhos exteriores virtuais de segunda geração, agora retráteis eletricamente, em muito contribuem, também, para um design mais desportivo, agora reforçado por um coeficiente aerodinâmico de cd 0,21 para a variante Sportback e de 0,24 para a variante Avant.

Estas linhas dinâmicas, conjugadas com uma frente simultaneamente harmoniosa e expressiva e uma traseira desportiva, tornam quer a versão Sportback quer a versão Avant em dignos representantes do caráter evolutivo da Audi, agora centrada nas zero emissões.

E porque as zero emissões são um dos motivos que levaram a Audi a criar este A6 e-tron, é na componente mecânica que se encontram as principais novidades e atrativos deste premium elétrico.

A bateria de iões de lítio desenvolvida para a plataforma PPE (composta por 12 módulos e 180 células prismáticas – 15 células ligadas em série) tem uma capacidade total de 94,9 kWh úteis, garante de mais de 750 km (756 km) de autonomia para o A6 Sportback e-tron e de 720 km para o A6 Avant e-tron. Um dos segredos para estes números reside na química das células, que, segundo a Audi, permite uma densidade energética cerca de 30% superior. Além disso, a bateria encontra-se integrada na estrutura e no sistema de arrefecimento do veículo.

a6 e-tron

Na fase de lançamento, existem dois níveis de performance para cada estilo de carroçaria. A saber:

  • A6 Sportback e-tron performance e A6 Avant e-tron performance: tração traseira, com 367 cv
  • S6 Sportback e-tron e S6 Avant e-tron: quattro, 503 cv (551 cv com Launch Control)

As velocidades máximas dos modelos Sportback performance e S estão limitadas a 210 km/h e 240 km/h, respetivamente.

Relativamente à potência máxima de carregamento, é de 270 kW (nos carregadores ultrarrápidos correspondentes). A potência de carga com corrente alterna é de 11 kW, estando previstos 22 kW no ciclo de vida da bateria.

A bordo, destaque para as aplicações tridimensionais, que garantem uma sensação de um espaço mais amplo no cockpit. Como já referido, os espelhos exteriores digitais contam com um display, posicionado no interior da porta, à altura dos olhos, no pilar A.

Sentado ao volante, o condutor tem acesso a um display panorâmico Audi MMI, com design curvo e tecnologia OLED, que consiste num Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e um display MMI touch de 14,5 polegadas. Como opcional, é possível configurar um display MMI de 10,9” com Active Privacy Mode para o passageiro da frente.

Outras das mais-valias a bordo são o head-up display de realidade aumentada (também ele opcional) e o novo teto panorâmico de vidro com opacidade ajustável.

A6 Avant e-tron

No que respeita a sistemas de assistência ao condutor, o A6 e-tron cumpre com o pedido e apresenta uma gama de funções que facilitam a vida ao condutor e aumentam a sua segurança ao volante.

Uma das novidades na Audi, mais concretamente neste modelo, é o Assistente de Condução Adaptativo Plus, que apoia o condutor ao acelerar, travar, manter a velocidade e a distância definida, e na orientação da faixa, o que pode aumentar o conforto de condução, especialmente em viagens longas.

Além de vários sensores, dependendo da região, o sistema usa dados de mapas de alta resolução e dados de outros veículos agregados na nuvem para melhorar o comportamento da condução. Conjugando todas estas informações, o A6 e-tron calcula a rota para permitir uma experiência de condução confortável em toda a faixa de velocidades e até mesmo em engarrafamentos.

Audi A6 Sportback e-tron

De série, na altura do lançamento, o A6 e-tron contará com:

  • Assistente de Estacionamento Plus
  • Câmara de Marcha-Atrás
  • Limitador de Velocidade baseado em Sinais de Trânsito
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito com base em Câmara
  • Cruise Control Adaptativo
  • Assistente de Estacionamento Plus com exibição de distância
  • Aviso de Distração e Sonolência