A SEAT já disponibilizou um conjunto de informações relevantes destinadas aos proprietários de um modelo da marca com motor a gasóleo da série EA189 que desejem saber se o seu modelo é um dos afetados pelo software que causa discrepâncias nas emissões de Óxido do azoto (NOx).
Para isso, os clientes Seat em Portugal devem inserir o número do chassis do veículo na plataforma criada no site http://www.seat.pt/pos-venda/motores-diesel/verificar-carro.html
Em alternativa, os Clientes poderão contactar a Marca através do 808 202 150 (custo de chamada local), disponível de segunda a sexta, das 9h às 20h.
Está também disponível o email de apoio ao cliente seat-responde@seatportugal.pt
“Os veículos afetados estão equipados com os motores diesel EU5 da família EA 189, que inclui os motores diesel 1.2, 1.6 e 2.0 litros com 3 e 4 cilindros que poderão continuar a ser conduzidos em segurança no dia-a-dia”, garante o site oficial da marca.
Os modelos envolvidos são:
– Ibiza SC, Ibiza 5P, Ibiza ST
– Leon II
– Altea, Altea XL, Altea Freetrack
– Toledo III, Novo Toledo
– Exeo, Exeo ST
– Alhambra
Depois de ter decidido, como medida de precaução, suspender temporariamente as vendas e entregas de todos os veículos novos SEAT equipados com o motor EA189 até a investigação da Volkswagen AG terminar, a Seat reafirma, a exemplo das outras marcas do grupo VW, que todos os veículos “são seguros e estão em condições de circulação” e que “todos os automóveis novos SEAT equipados com motores EU6 cumprem os requisitos legais, sem exceção”.
A SEAT equipou um total de 700.000 viaturas com o motor diesel afetado (EA189), dos aproximadamente 11 milhões anunciados pelo Grupo Volkswagen. Estas 700.000 viaturas foram distribuídas pela rede mundial da SEAT.
Em Portugal, no total das 4 marcas, estima-se que existam 117 mil veículos com o software que manipula as emissões.
Uma primeira solução anunciada pelo grupo VAG para o motor a gasóleo 2.0 TDI passa pela alteração do software e prevê-se que a sua implementação comece no início de 2016.
Para o motor 1.6, além de um novo software, serão necessárias alterações no motor. Neste caso , o construtor refere que não deverão estar prontas antes de Setembro de 2016.
O grupo VW, do qual a Seat faz parte, anunciou que assume total responsabilidade e que suportará o custo de todas as medidas necessárias