Os proprietários de um carro Audi com motor a gasóleo da série ea189 que desejem saber  se o seu modelo é um dos afetados pelo software que causa discrepâncias nas emissões de Óxido do azoto (NOx), já podem obter todas as informações sobre o assunto no site da marca.

Para isso, os clientes Audi em Portugal devem inserir o número do chassis do veículo na plataforma criada no site www.audi.pt.

Em alternativa, os Clientes poderão contactar a Marca através do 800 30 80 30. Está ainda disponível o email de apoio ao cliente apoio.clientes@siva.pt

Os veículos afetados são os modelos Audi com os motores TDI de 1.6 litros ou 2.0 litros Diesel do tipo EA 189 e certificados de acordo com a norma padrão europeia de emissões EU5.

Motores V6 e V8 TDI não são afetados, independentemente de serem norma EU5 ou EU6

Os motores TDI de 1.6 litros e 2.0 litros Diesel certificados de acordo com a nova norma de emissões EU6 não são afetados. O mesmo se aplica aos motores V6 e V8 TDI, independentemente de estarem certificados de acordo com a norma EU5 ou EU6.

Uma primeira solução anunciada pelo grupo VAG para o motor a gasóleo 2.0 TDI passa pela alteração do software e prevê-se que a sua implementação comece no início de 2016.

Para o motor 1.6, além de um novo software, serão necessárias alterações no motor. Neste caso , o construtor refere que não deverão estar prontas antes de Setembro de 2016.

Disponibilizada a solução, a Audi começará a contatar diretamente os proprietários Audi para a resolução do problema.

O grupo VW, do qual a Audi faz parte, anunciou que assume total responsabilidade e que suportará o custo de todas as medidas necessárias. Uma primeira estimativa indica que poderão variar entre os 20 e os 10 mil euros por veículo.

Reafirma ainda que os problemas reconhecidos não afetam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a sua circulação.

Em Portugal, no total das 4 marcas, estima-se que existam 117 mil veículos com o software que manipula as emissões.