Os novos Audi Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback já se encontram disponíveis para pré-reservas online mediante um depósito de pré-reserva de 1.500 euros.

As primeiras versões do Q4 e-tron chegam em junho e os preços iniciam-se nos 44.814 euros.

Já a versão Sportback chega a Portugal em setembro e o preço de entrada será de 46.882 euros.

Segundo a Audi, os novos Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback são “um novo passo na linguagem estilística dos automóveis elétricos da marca dos quatro anéis” e são os primeiros 100% elétricos desenvolvidos com base na plataforma modular MEB do grupo Volskswagen.

Estes novos SUV 100% elétricos são propostos com quatro versões para ambos os modelos (Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback) com diferentes níveis de potência e duas capacidades de bateria:

  • Q4 35 e-tron
  • Q4 40 e-tron
  • Q4 45 e-tron quattro
  • Q4 50 e-tron quattro

Podem ser equipados com baterias de 55 kWh e de 82 kWh e a autonomia máxima destes SUV chegará aos 520 km, diz a Audi.

Q4 35 e-tron

Equipado com um motor traseiro de 125 kW (170 cv) e com um binário máximo de 310 Nm, a versão de entrada do Q4 e-tron está equipada com uma bateria de 55 kWh, que pode ser recarregada a um máximo de 7,2 kW em corrente alternada (AC) e de 100 kW em corrente contínua (DC).

A autonomia proposta para este modelo é de 341 km (em ciclo WLTP). A versão Sportback terá uma autonomia de 349 km.

Q4 40 e-tron

Utiliza um motor traseiro com uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário máximo de 310 Nm. A bateria, essa, tem 82 kWh de capacidade e pode ser recarregada também a 7,2 kW e 100 kW.

A autonomia proposta para esta versão é de 520 km.

Q4 45 e-tron quattro

Com uma potência combinada de 265 cv, esta versão beneficia da instalação da bateria com 82 kWh de capacidade.

Q4 50 e-tron quattro

Esta versão de tração integral conjuga dois motores – um traseiro de 204 cv e 310 Nm de binário e um dianteiro de 109 cv e 162 Nm de binário – que garantem uma potência total conjunta de 220 kW (299 cv) e um binário máximo de 460 Nm.

Esta versão é equipada com uma bateria de 82 kWh de capacidade que pode ser recarregada a 11 kW ou a 125 kW.

A autonomia anunciada é de 488 km. Na versão Sportback, a autonomia é de perto de 500 km.

Galeria de imagens do Q4 e-tron

A bordo dos novos Q4 e-tron

Com um painel de instrumentos voltado para o motorista e dividido em áreas separadas que integram dois ecrãs, estes SUV contam também com um novo volante multifunções com superfícies táteis – utilizadas para controlar o painel de instrumentos digital.

Destaque ainda para o head-up display com realidade aumentada – que projeta informações à frente do condutor numa perspetiva equivalente a uma diagonal de cerca de 70 polegadas – e para o sistema de infoentretenimento MMI com ecrã tátil de 10,1 polegadas.

A Audi avança que, no final de 2021, estará disponível um ecrã tátil de 11,6 polegadas.

No capítulo do conforto e espaço, estes novos SUV elétricos beneficiam da ausência do túnel central, o que confere uma sensação de espaço que não se limita apenas aos bancos dianteiros – o mesmo ocorre nos bancos traseiros (montados numa posição cerca de sete centímetros mais elevada do que os dianteiros.

As capacidades do porta-bagagens variam entre os 520 e os 1.490 litros no Q4 e-tron, ao passo que na versão Sportback (banco rebatível na proporção 40/20/40) o intervalo situa-se entre os 535 e os 1.460 litros.

Ambos os modelos têm uma capacidade de reboque com peso de até 1.000 kg (1.200 kg nas variantes quattro.

Galeria de imagens do Q4 e-tron Sportback

MOON

A marca do grupo Porsche Holding Salzburg (representada no nosso país pela SIVA), disponibiliza wallboxes para uso doméstico que vão de 3,6 kW (modelo Basic) a 22 kW (modelo Connect).

Há ainda um carregador portátil POWER2GO que respeita a mesma gama de potências das wallboxes para os clientes particulares.

Além disso, a MOON disponibiliza ainda carregadores rápidos com 75 kW de capacidade.