O Audi Q2 é um típico SUV compacto (4,19 m de comprimento, 1,79 de largura e 1,51 de altura) de 5 portas que vem disputar um dos segmentos que mais cresce a nível europeu.
A distância ao solo é de 15 cm, pode ter suspensão de amortecimento variável, assistência à condução igual à presente no Q7 e direção assistida progressiva de série. Opcionalmente, o painel de instrumentos do Q2 pode ser o “Audi cockpit virtual” fabricado pela Bosch em Braga, constituido por um ecrã digital de 12,3″.
Utilizando a plataforma MQB do grupo Volkswagen, o Audi Q2 compartilha estrutura, mecânica e equipamento com outras versões equiparadas do construtor alemão: VW Tiguan e Seat Ateca.
Chega em Outubro de 2016 com três motores diesel: 1,6 TDI de 116 cv e 2.0 TDI com 150 ou 190 cv, com preços a partir de 29.990 euros. Face ao Audi A3 tem um diferencial de preço, em média, de mais 500 euros.
O modelo pode ter três unidades a gasolina – 1.0 TFSI de 116 cv, 1.4 TFSI de 150 cv e 2.0 TFSI com 190 cv – mas em Portugal, para já, só deverá estar disponível a primeira.
Todas as versões estão associadas com a uma caixa manual de 6 velocidades ou, em opção, uma transmissão automática de dupla embraiagem S tronic de 7 velocidades.
Esta transmissão automática e o sistema de tração integral permanente quattro são de série com o motor TDI mais potente e o bloco 2.0 TFSI.
Entre os vários sistemas de ajuda à condução possíveis no SUV compacto da Audi, destaque para o “Audi pre sense front”, que reconhece se uma criança atravessa subitamente a rua ou se o veículo que segue à frente trava subitamente. O sistema avisa o condutor e inicia uma travagem automática de emergência, se necessário. A baixa velocidade, o sistema pode travar o Q2 até à paragem efetiva.
Através do cruise control adaptativo com função Stop & Go e assistente de trânsito, o Q2 mantém uma distância do veículo à frente de forma autónoma. Este sistema também assume a direção em condições de trânsito muito intenso, mantendo a faixa de rodagem até uma velocidade de 65 km/h.
Outro equipamento disponível são o reconhecimento de sinais de tráfego, assistente de estacionamento semiautomático, “cross-traffic assist rear”, detetor de objeto no ângulo morto, reconhecimento de sinais de trânsito ou o aviso de mudança involuntária de faixa de rodagem.
Como acontece em alguns dos modelos mais recentes da Audi, o painel de instrumentos do Q2 pode incluir o “Audi cockpit virtual” composto por um vistoso ecrã com mais de 12”, que permite exibir as informações em diferentes combinações.
Opcionalmente existe ainda o sistema “Drive Select”, através do qual o condutor pode escolher entre vários modos predefinidos de condução ou personalizar o seu próprio estilo. Este sistema modifica o funcionamento da direção, da transmissão automática e da suspensão adaptativa, caso esteja instalada.
Os amantes do som podem também contar com o sistema de som Bang & Olufsen Sound System, com 705 watts de potência e 14 altifalantes.
O Audi Q2 tem uma bagageira com 405 litros, na média da concorrência. Rebatendo os encosto dos bancos traseiros o volume aumenta para 1050 litros.
Na lista de opcionais está o portão com abertura e fecho automático e encosto dos bancos traseiros divididos em três proporções (40:20:40).
Todos os modelos têm garantia de 4 anos ou 80 mil quilómetros.