Está apresentado o novo Q6 e-tron, o primeiro modelo Audi a assentar na PPE, a Premium Platform Electric do Grupo VW.

Desenvolvida em parceria com a Porsche, a PPE representa um marco importante na expansão da gama de modelos da Audi, e o Q6 e-tron é mesmo o primeiro de muitos elétricos que a marca de Ingolstadt quer incorporar nos principais segmentos até 2027.

Gernot Döllner, presidente do Conselho de Administração da Audi AG, diz que a PPE é não mais do que a reunião de conhecimentos especializados dentro do Grupo VW rumo a uma mobilidade elétrica adaptável. “Graças à PPE somos capazes de lançar modelos de grande volume com elevados padrões técnicos em diferentes segmentos e, assim, eletrificar ainda mais o nosso portfólio”, acrescenta o responsável.

O Q6 e-tron é um modelo 100% elétrico, por isso, que aponta claramente baterias a um segmento SUV premium amplamente procurado pelas empresas, principalmente em escalões de atribuição de viatura mais elevados.

O que traz de novo o Audi Q6 e-tron?

“Motores elétricos potentes, compactos e altamente eficientes, bem como uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 94,9 kWh úteis, que asseguram uma autonomia de até 784 km”, começa por definir a Audi.

A promessa de uma elevada autonomia é acompanhada de uma potência de 387 cv e de um consumo de energia entre os 17 e os 19,4 kWh/100 km.

Há também uma variante SQ6 e-tron, que conta com um motor elétrico mais potente capaz de debitar até 489 cv quando ativada a função overboost (consumo de energia combinado em kWh/100 km de 18,4-17,5).

Outro dos grandes atrativos deste modelo é mesmo a bateria e a tecnologia de 800 V do sistema, que garante uma capacidade de carga máxima de 270 kW de série, sendo possível ao condutor do Q6 e-tron acrescentar, numa estação de carregamento adequada, 255 km de autonomia em apenas dez minutos.

O Q6 e-tron está ainda equipado com Plug & Charge. Isto significa que o veículo se liga a pontos de carregamento compatíveis e inicia o carregamento elétrico automaticamente.

Audi 100% elétrica em Portugal antes de 2030

Dimensões de um verdadeiro SUV Audi

Posicionado no segmento médio premium, o Q6 e-tron tem 4,71 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e 1,64 metros de altura. Mas o segredo para o prometido conforto a bordo, principalmente no que respeita ao espaço para as pernas dos ocupantes traseiros, reside na distância entre eixos, que se situa nos quase três metros de comprimento (2,89 metros).

Não está posto de lado o caráter desportivo (imagem de marca que a Audi mantém em todas as suas propostas). Este SUV foi desenhado com linhas mais fluidas, com formas suaves e com uma grelha dianteira Singleframe completamente fechada, o que lhe confere uma presença marcante na estrada.

A robustez, imagem de marca já presente no outro SUV de grandes dimensões Audi (o Q8 e-tron), é reforçada pela artquitetura traseira limpa e ampla, com uma faixa de luz contínua.

Já as janelas, estreitas e ligeiramente afuniladas em direção à traseira, contrastam com os pilares D, suavemente inclinados, que fluem para uma carroçaria de aspecto “musculado”. A óbvia inclinação entre pilar D e tejadilho confere ao Q6 e-tron um design mais dinâmico, ao mesmo tempo que sugere uma sensação de habitáculo mais comprido.

A bordo de um novo conceito de visualização

O Digital Stage é o novo conceito de visualização e funcionamento concebido para a gama Q6 e-tron.

A bordo, o ecrã panorâmico Audi MMI (e um ecrã de passageiros MMI opcional) marcam a imagem de um interior completamente novo no universo Audi. Os ecrãs agrupados estão integrados no conceito de design e conferem ao interior deste modelo uma sensação de espaço generoso e arejado a bordo. O Digital Stage (esta autêntica “sala de estar”) é assim composto por um ecrã panorâmico fino e independente com design curvo e tecnologia OLED (Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e um ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas). Tudo orientado para o condutor e com uma iluminação ambiente que faz com que o ecrã curvo quase que pareça estar a flutuar.

O head-up display de realidade aumentada é opcional.

Para os passageiros da frente, a Audi complementa o Digital Stage com um ecrã MMI de 10,9 polegadas com Active Privacy Mode, evitando assim que o condutor seja distraído por imagens indesejadas ao longo do período em que está a conduzir.

Sistemas de assistência ao condutor

A Audi disponibiliza uma série de funções, sendo que uma das novidades do Q6 e-tron é o Assistente de Condução Adaptativo Plus (opcional). Este sistema apoia na aceleração, na manutenção da velocidade e da distância e na orientação da faixa de rodagem, além de utilizar dados de mapas de alta resolução e dados de outros veículos agregados na nuvem com vista a melhorar o comportamento do SUV elétrico.

O Q6 e-tron utiliza os sensores de radar, a câmara frontal e os sensores ultrassónicos para uma orientação fácil de operar. Todas as informações recolhidas pelo veículo são compiladas por forma a criar uma rota virtual e segui-la de forma fiável e confortável em toda a faixa de velocidades e em situações de tráfego intenso, diz a Audi.

Estão disponíveis, de série, os seguintes sistemas de assistência ao condutor:

  • Assistência ao Estacionamento Traseiro;
  • Controlo de Velocidade de Cruzeiro;
  • Aviso de Saída da Faixa de Rodagem;
  • Assistência à Eficiência;
  • Assistência Ativa Dianteira;
  • Sistema de Aviso de Distração e Sonolência.