A Audi vai ter um veículo 100% elétrico em 2019, mas, até lá, a aposta vai continuar a ser feita nos híbridos e no sistema “g-tron”, que adiciona a possibilidade do motor a gasolina funcionar também com gás natural.
O Audi Q7 e-tron é um dos híbridos que agora chega a Portugal e que, no nosso país, terá como principal destino as empresas.
Este modelo adiciona uma unidade elétrica de 128 cv ao motor diesel V6 3.0 TDI, para uma potência combinada de 374 cv e um binário máximo de 700 Nm.
O facto de utilizar um motor a gasóleo no sistema híbrido dá-lhe vantagem sobre os concorrentes premium que, nesta gama, recorrem a motores a gasolina.
Aliás, é o primeiro modelo híbrido plug-in do segmento com motor Diesel e tração integal “quattro”.
O Audi Q7 3.0 V6 TDI e-tron quattro tiptronic custa 93.330 euros.
Características do sistema híbrido do Q7
A bateria de iões de lítio dá-lhe uma autonomia anunciada para 56 km em modo puramente elétrico, com possibilidade de carregamento rápido (cerca de 2,5 horas) e lento (cerca de 8 horas).
Fica localizada no espaço ocupado pelos 2 lugares suplementares do Audi Q7, pelo que esta versão dispõe exclusivamente de 5 lugares. A mala encerra 650 litros de capacidade.
Com um consumo homologado de 1,8 l/100 km em conformidade com a norma NEDC, o Q7 e-tron 3.0 TDI quattro acelera dos 0-100 km/h em 6,2 segundos e tem uma velocidade máxima de 225 km/h.
A tecnologia híbrida oferece a possibilidade de circular em modo puramente elétrico ou de deixar o sistema escolher o momento em que cada motor funciona. O condutor pode ainda optar por manter o nível da bateria pronto para a eventualidade de ter que circular numa zona onde obrigatoriamente terá que funcionar em modo elétrico.
Equipamento do Audi Q7 e-tron quattro
O SUV alemão tem jantes de 19”, faróis em LED, sistema de navegação MMI plus com MMI all-in-touch e o Audi virtual cockpit.
O ecrã TFT de alta resolução fornece visualizações e grafismos de alta definição, incluindo vistas especiais, tais como o indicador de energia, o fluxo de energia do sistema híbrido plug-in, a autonomia e o estado de carga da bateria de alta tensão.
Em Portugal, os componentes de série também incluem um cabo de carregamento para tomadas domésticas e industriais. O carregamento pode ser programado através do visor gráfico no cabo de carregamento ou, através do MMI.
O sistema Audi connect liga o Q7 e-tron quattro à Internet através do módulo LTE de alta velocidade. Também de série, está disponível o sistema Audi connect safety & servisse. Com os serviços do Audi connect e-tron e da app Audi MMI connect, um smartphone pode ser usado para controlar remotamente o processo de carga e controlo da temperatura no habitáculo, como para aceder a dados relativos às viagens anteriores.
Inclui 4 anos de garantia/80 mil quilómetros.