Há um novo serviço ferroviário a ligar as fábricas do grupo Volkswagen de Martorell (SEAT) e Palmela (Autoeuropa).

A iniciativa da SEAT S.A. e da Volkswagen Autoeuropa vai transportar mais de 20 mil veículos/ano por comboio.

Cada comboio, com um total de até 18 vagões, vai transportar mais de 180 carros por viagem.

Será feita uma viagem por semana.

Isto significa que serão evitadas 2.400 viagens rodoviárias por ano e serão reduzidas as emissões de CO2 em 43% (quase mil toneladas).

Até aqui, os carros que eram produzidos na fábrica de Martorell eram transportados de comboio para Salobral (Madrid) e daí distribuídos a partir de camião.

Com esta nova linha, os carros SEAT passam a chegar diretamente à fábrica de Palmela, de onde serão depois transportados de camião uma última vez para o depósito de distribuição na Azambuja.

Autoeuropa

O comboio, que depois regressa a Espanha, levará de volta veículos fabricados em Palmela para o porto de Barcelona, de onde será feita posteriormente a distribuição para outros pontos europeus.

O serviço de comboio, operado pela Pecovasa Renfe Mercancías, é constituído por 16 vagões, tem um comprimento máximo de 500 metros e é capaz de transportar até 184 veículos por viagem.

Em 2023, a SEAT espera que este comboio tenha mais duas carruagens.

https://fleetmagazine.pt/2021/11/19/mercado-automovel-portugal-2021-outubro/

“Integrado na estratégia de descarbonização dos nossos transportes logísticos, a Volkswagen Autoeuropa abraçou com entusiasmo desde o início este projeto focando todos os esforços no bem comum entre todos os interlocutores do projeto”, diz Rui Baptista, diretor de Logística da Volkswagen Autoeuropa.

Impacto nas operações logísticas da SIVA

Paulo Filipe, diretor de Logística da SIVA, diz que com a integração das marcas SEAT e CUPRA na SIVA|PHS, o importador procurou criar com os parceiros do grupo uma cadeia de transporte ecologicamente sustentável dos modelos destas marcas para a Azambuja.

“Com a implementação do transporte contribuímos assim significativamente para uma redução da pegada de carbono”, diz.

O responsável acrescenta ainda que, após a chegada à SIVA, a preparação e a distribuição para a rede de concessionários é otimizada pela redução de desperdício com a introdução de ferramentas digitais.