A Autoeuropa vai suspender a produção de carros novos a partir de meados de setembro devido à falta de componentes essenciais para os motores dos modelos ali produzidos.

Fonte da Fleet Magazine esclareceu que a Comissão de Trabalhadores daquela unidade foi informada de que os trabalhos serão interrompidos entre 11 de setembro e 12 de novembro, podendo esse período, no entanto, ser reduzido consoante a evolução da solução para a falta dos componentes.

São más notícias para o comercio automóvel, dado que o Volkswagen T-Roc está entre os carros mais vendidos a nível europeu, incluindo em Portugal.

Afinal, o que está na origem da pausa na produção daquele que é, atualmente, o best-seller da marca alemã?

Cheias que aconteceram na Eslovénia, perto de uma fábrica que produz componentes para os motores do T-Roc.

Embora a Volkswagen não tenha mencionado o fornecedor, a imprensa eslovena adianta tratar-se da KLS Ljubno, uma empresa que fabrica e fornece mais de 80% do mercado automóvel europeu.

O impacto da falta deste componente será principalmente sentido em fábricas que fabriquem carros equipados com motores de combustão interna, como é o caso da Autoeuropa.

Contactada pela Fleet Magazine, a Autoeuropa diz que não comenta a situação.

Volkswagen procura fornecedores alternativos

As cheias inundaram os pisos da fábrica com água e lama, causando danos estimados na ordem dos 100 milhões de euros.

As inundações afetaram instrumentos muito sensíveis e aparelhos eletrónicos que terão de ser substituídos, disse o CEO da KLS Ljubno à imprensa eslovena, acrescentando que a empresa espera retomar alguma da sua produção já em outubro.

O Grupo Volkswagen garante estar a trabalhar com outros fornecedores com vista a encontrar alternativas para retomar a produção o mais depressa possível.

No entanto, o grupo alemão não descarta que outras fábricas da sua rede sejam afetadas por esta falta de componentes, conforme comunicou à Reuters.

Analistas do Deutsche Bank adiantam que outros fornecedores de componentes possam ter sido afetados, prejudicando a cadeia de fornecimento de outros construtores de diferentes tipos de equipamento.

Impacto na ecomomia portuguesa

São também más notícias para a economia portuguesa, dada a importância da Autoeuropa para a formação do PIB nacional.

  • A Volkswagen produziu 231.100 T-Roc na fábrica de Palmela só em 2022;
  • Volume de vendas de 3.674 mil milhões de euros em 2022;
  • Impacto de 1,5% no Produto Interno Bruto português;
  • Durante os sete primeiros meses do ano, foram vendidos 107.249 T-Roc novos na Europa. Um volume de vendas bastante superior ao do 2.º classificado da marca, o Tiguan, que registou 88.020 unidades;
  • O T-Roc foi mesmo o modelo mais vendido na Europa durante o mês de julho, segundo a JATO Dynamics, que avançou que a marca vendeu 18.938 unidades em toda a Europa só nesse mês.