A Salesforce lançou a Automotive Cloud, uma plataforma já disponível e que visa ligar, numa visão única, consumidores, fabricantes de automóveis, concessionários e grupos financeiros.

Diz a empresa tecnológica que o Automotive Cloud proporciona um serviço de interação com o cliente – denominado Driver 360 – e “impulsiona as receitas através de uma melhor conversão de leads, tirando partido da automação, Inteligência Artificial (IA) e análises criadas pelo sector para aumentar a produtividade e reduzir custos”.

O Automotive Cloud permite a personalização e inteligência em tempo real ao longo de todo o ciclo de vida do cliente e do veículo. E isto pode acontecer nos seguintes cenários:

  • Na procura (do cliente) por carro novo;
  • Na compra do carro;
  • Na procura de opções de financiamento;
  • Ao efetuar manutenção do veículo.

Com o Automotive Cloud, as equipas de marketing podem definir parâmetros para classificarem automaticamente leads qualificados e partilharem os clientes em potencial com maior contacto diretamente com o concessionário local do cliente.

Já os gerentes de revendedores podem ver os contratos de compra ao longo do tempo para acompanharem o desempenho do stock e descobrirem quem são os revendedores que estão a cumprir as suas previsões e acordos de vendas para uma melhor gestão de stock e alocação de veículos.

Quanto às equipas de serviço, podem configurar alertas, notificando-os quando a concessão de um cliente estiver prestes a expirar ou até mesmo lembrar automaticamente os seus clientes de que têm de trocar o óleo quando o odómetro atingir determinado marco.

No tocante às equipas de TI, podem criar fluxos personalizados para alertas automáticos a todos os clientes que possuam um modelo específico, a indicar que o seu veículo foi recolhido.

O Automotive Cloud da Salesforce

Driver 360

Fornece soluções prontas a serem utilizadas, criadas com modelos e processos de dados específicos do sector para a indústria automóvel.

  • Driver Console: proporciona às equipas de serviço uma visão completa de cada interação com o cliente através de pontos de contacto contínuos e alertas personalizados, desde a navegação de carros e histórico de compras até jornadas de serviço;
  • Vehicle Console: garante a qualquer membro da equipa de uma fabricante, concessionária ou grupo financeiro acesso fácil a informações abrangentes sobre o veículo;
  • Automotive Data Foundation: é a “espinha dorsal” do Automotive Cloud, diz a Salesforce. Cria uma base de dados baseada em padrões que incentiva a interoperabilidade, proteção inteligente de dados, conformidade regulatória global e partilha flexível de dados.

Gerar receitas através de conversão e comunicação de leads

  • Automotive Lead Management: impulsiona a colaboração entre revendedores e fabricantes. Ao mesmo tempo que enriquece os leads com o histórico exclusivo de clientes e veículos, permitindo que os leads de maior valor sejam encaminhados diretamente para a concessionária preferida do indivíduo;
  • Gestor do Desempenho do Concessionário: facilita a análise do desempenho da concessionária por região e a monitorização de pipelines de leads. Permite aos fabricantes direcionarem os seus esforços e coordenarem melhor os acordos de vendas, visitas ao local, colaborações de parceiros, previsões de procura, incentivos de canal, entre outros.

Automação, IA e análises

As empresas do sector automóvel precisam de automação inteligente e de IA, com análises e dados conectados que permitam a redução de custos, identificação de novos fluxos de receita e tomada de decisões mais informadas.

  • Flow for Automotive: faculta automação inteligente com ferramentas de configuração e integração baseadas em cliques para simplificar a criação e entrega de experiências automatizadas e de marca;
  • Analytics for Automotive: fornece dados às empresas para este monitorizarem e melhorarem os seus negócios. É disponibilizado com painéis criados especificamente para fornecer uma visão geral detalhada do desempenho de vendas e negócios, ciclo de vida de clientes e ativos e tendências de receita;
  • Salesforce Genie for Automotive: apoias as empresas automóveis a unificarem os seus dados de clientes e veículos em todos os canais e interações como consultas de clientes, solicitações de serviço e dados de veículos num único perfil de cliente em tempo real.

“A indústria automóvel está a enfrentar um novo imperativo digital no âmbito de uma turbulência forte provocada pelo surgimento de modelos diretos ao consumidor e o início da era dos veículos elétricos”, diz Achyut Jajoo, SVP & GM of Manufacturing and Automotive da Salesforce.

“Mas com as grandes disrupções surgem as grandes oportunidades, e as empresas que aceleram para o futuro digital com tecnologia como a Automotive Cloud podem obter uma vantagem competitiva e, ao mesmo tempo, preparar os seus negócios para o futuro”, conclui.