Entre Janeiro e o final de Dezembro de 2014, venderam-se em Portugal 172.390 veículos automóveis, revelam dados da ACAP.
169.026 é o número de automóveis ligeiros comercializados nesse período, 142.827 dos quais correspondem a versões de passageiros. Significa isto que o mercado de ligeiros cresceu 36,2% face a 2013, ou, mais expressivo ainda, 43,9% no que se refere apenas às versões comerciais.
A FLEET MAGAZINE foi a primeira e única publicação a prever, ainda em Junho, um crescimento tão expressivo do mercado automóvel em Portugal. E ainda que os valores por nós calculados se mostrassem demasiado optimistas para muitos intervenientes do setor, ainda assim, as nossas contas pecaram por defeito: falhámos os cálculos por 199 unidades…
Renault volta a liderar vendas
Sem surpresa, a Renault voltou a ser a marca mais vendida em Portugal em 2014.
Peugeot e Volkswagen ocuparam os restantes lugares do pódio, alternando a posição consoante se contabilizem apenas as unidades de passageiros ou se incluam também as vendas dos comerciais.
A forte prestação da Citroen no segmento dos comerciais ligeiros, permitiu à outra marca do grupo PSA ocupar a segunda posição desta categoria e fechar o TOP5 dos veículos ligeiros, logo atrás da Mercedes. BMW, Opel, Toyota, Fiat e Audi ocuparam as posições seguintes.
A quase totalidade das marcas presentes em Portugal vendeu mais do que em 2013. Embora algumas tenham perdido quota de mercado face a 2013, o forte crescimento contabilístico das principais acaba por tornar praticamente irrelevante este facto.
Entre as que venderam menos em 2014, o caso mais evidente é o da Smart. Por razões óbvias: deixou de comercializar o motor a gasóleo e a nova geração, que traz de regresso o Smart Forfour, não chegou a tempo de contrariar a queda das vendas. Com menores vendas face a 2013 estão ainda duas marcas do grupo Fiat: Alfa Romeo e Lancia.
Esta é a tabela completa do comércio de ligeiros em Portugal em Dezembro e na totalidade de 2014.
Todas as marcas que apresentem crescimento inferior a 36,2% perderam quota de mercado, independentemente do aumento percentual das vendas face a 2013.
TOTAL DE VEÍCULOS LIGEIROS EM PORTUGAL– 2014 – |
|||||||
DEZEMBRO DE 2014 | JANEIRO A DEZEMBRO DE 2014 | ||||||
2014 | 2014 | 2013 | Var. | 2014 | 2013 | Variação | |
Renault | 2.101 | 21.670 | 16.016 | 35,3 | 12,82 | 12,90 | -0,08 |
Peugeot | 1.792 | 16.893 | 12.118 | 39,4 | 9,99 | 9,76 | 0,23 |
Volkswagen | 1.438 | 16.014 | 11.932 | 34,2 | 9,47 | 9,61 | -0,14 |
Mercedes | 840 | 11.385 | 7.955 | 43,1 | 6,74 | 6,41 | 0,33 |
Citroën | 1.194 | 11.212 | 7.701 | 45,6 | 6,63 | 6,20 | 0,43 |
BMW | 708 | 10.617 | 7.629 | 39,2 | 6,28 | 6,15 | 0,13 |
Opel | 891 | 10.344 | 8.076 | 28,1 | 6,12 | 6,51 | -0,39 |
Toyota | 1.204 | 8.327 | 5.794 | 43,7 | 4,93 | 4,67 | 0,26 |
Fiat | 566 | 7.982 | 6.713 | 18,9 | 4,72 | 5,41 | -0,69 |
Audi | 624 | 7.954 | 5.975 | 33,1 | 4,71 | 4,81 | -0,11 |
Nissan | 745 | 7.645 | 4.723 | 61,9 | 4,52 | 3,81 | 0,72 |
Ford | 785 | 7.291 | 5.119 | 42,4 | 4,31 | 4,12 | 0,19 |
Seat | 450 | 6.895 | 3.874 | 78,0 | 4,08 | 3,12 | 0,96 |
Dacia | 363 | 3.893 | 1.984 | 96,2 | 2,30 | 1,60 | 0,70 |
Volvo | 314 | 2.677 | 1.991 | 34,5 | 1,58 | 1,60 | -0,02 |
Kia | 181 | 2.617 | 1.696 | 54,3 | 1,55 | 1,37 | 0,18 |
Skoda | 243 | 2.406 | 1.762 | 36,5 | 1,42 | 1,42 | 0,00 |
Mitsubishi | 242 | 2.265 | 1.645 | 37,7 | 1,34 | 1,33 | 0,01 |
Honda | 151 | 1.800 | 1.718 | 4,8 | 1,06 | 1,38 | -0,32 |
MINI | 156 | 1.564 | 1.240 | 26,1 | 0,93 | 1,00 | -0,07 |
Smart | 172 | 1.430 | 1.566 | -8,7 | 0,85 | 1,26 | -0,42 |
Hyundai | 71 | 1.104 | 888 | 24,3 | 0,65 | 0,72 | -0,06 |
Mazda | 86 | 1.092 | 613 | 78,1 | 0,65 | 0,49 | 0,15 |
Alfa Romeo | 61 | 743 | 779 | -4,6 | 0,44 | 0,63 | -0,19 |
Land Rover | 39 | 586 | 497 | 17,9 | 0,35 | 0,40 | -0,05 |
Iveco | 56 | 513 | 342 | 50,0 | 0,30 | 0,28 | 0,03 |
Lancia | 21 | 480 | 552 | -13,0 | 0,28 | 0,44 | -0,16 |
Porsche | 43 | 395 | 273 | 44,7 | 0,23 | 0,22 | 0,01 |
Chevrolet | 0 | 358 | 2.245 | -84,1 | 0,21 | 1,81 | -1,60 |
Lexus | 34 | 295 | 156 | 89,1 | 0,17 | 0,13 | 0,05 |
Isuzu | 32 | 238 | 178 | 33,7 | 0,14 | 0,14 | 0,00 |
Jaguar | 14 | 168 | 175 | -4,0 | 0,10 | 0,14 | -0,04 |
Jeep | 5 | 104 | 77 | 35,1 | 0,06 | 0,06 | 0,00 |
Suzuki | 5 | 25 | 76 | -67,1 | 0,01 | 0,06 | -0,05 |
Ferrari | 1 | 15 | 9 | 66,7 | 0,01 | 0,01 | 0,00 |
Maserati | 2 | 13 | 0 | … | 0,01 | 0,00 | 0,01 |
Aston Martin | 0 | 8 | 14 | -42,9 | 0,00 | 0,01 | -0,01 |
Bentley | 1 | 4 | 3 | 33,3 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Dodge | 0 | 3 | 15 | -80,0 | 0,00 | 0,01 | -0,01 |
Lamborghini | 0 | 1 | 1 | 0,0 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Subaru | 0 | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Saab | 0 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Total | 15.631 | 169.026 | 124.123 | 36,2 | 100,00 | 100,00 |