O valor de um usado varia em resultado da oferta e da procura. O Indicata faz uma análise em tempo real do estado do comércio destas viaturas

Um novo serviço para o mercado de usados, da Autorola, promete vir a dar que falar. Depois da plataforma de gestão de leilões online, aparece o Indicata, uma ferramenta de gestão de viaturas usadas, com um forte enfoque na gestão de informação de compra e venda de viaturas online.

Um trabalho mais desenvolvido e explicativo foi publicado na edição de setembro de 2015 da FLEET MAGAZINE mas, a seguir, vai encontrar algumas informações sobre esta nova funcionalidade e as suas vantagens.

O ponto de partida do Indicata foi perceber que o ambiente de vendas de usados mudou a partir do momento em que muitas das pesquisas são feitas em ambiente digital.

E, neste ambiente, ganha quem estiver melhor posicionado.

Um dos exemplos que Miguel Vassado, country manager da Autorola e responsável por este produto em Portugal, gosta de dar é o das pesquisas por motores de busca. Assim que se coloca um termo de pesquisa num desses motores, os resultados apresentados são os mais importantes, de acordo com os algoritmos desse serviço.

É sabido que maior parte dos utilizadores nunca passam da primeira página de resultados, o que significa que saber como se posicionar corretamente é o mais importante. Em portais de pesquisa e venda de usados, abertos a todos os operadores, acontece o mesmo, embora os critérios sejam mais claros e possam ser definidos pelo cliente final. E esse, normalmente, assume o preço como o seu critério fundamental. Mas como saber qual é o preço mais correto a colocar numa viatura, sem com isso comprometer o próprio negócio? É aqui que o Indicata entra.

Através de uma pesquisa por toda a Internet em tempo real, e com indexação aos maiores fornecedores de informação sobre usados do mercado, o serviço faz um varrimento de todos os resultados semelhantes e aplica uma comparação entre o que o vendedor de usados tem em casa (ou pretende ter) e o que existe no mercado. Em termos práticos, um negócio pode aparentemente ser bom porque o carro foi comprado a um preço muito baixo mas, na prática, ser desastroso. Basta que, para isso, não exista procura e obrigue o comerciante a ter a viatura durante muito tempo no seu stock (estudos para o mercado de usados indicam que a rotação máxima de stock deve ser de 60
dias).

O Indicata traz ainda muita informação sobre a viatura em causa e sobre o mercado em que se insere e diz qual é a relação entre o preço a que o comerciante quer colocar o carro e o preço que o carro está, em média, à venda.

Indica também a tendência de procura deste carro e quais os aspetos mais valorizados nas últimas transações.

Tudo na FLEET MAGAZINE n.º 25 de Setembro 2015