Há 21 anos quando a Autorola iniciou atividade, Peter Grøftehauge, CEO da empresa tinha uma visão clara: os veículos usados ​​poderiam ser vendidos de forma mais eficiente online do que num leilão físico, além de tornar a operação ​​mais fácil e rentável.

Duas décadas volvidas, os propósitos de Peter foram atingidos: aumento da velocidade de venda, redução das deslocações e de transportes, além dos custos associados para vendedores e maior conveniência de quem compra, que o pode fazer no conforto de um escritório, a partir de um computador, em qualquer parte do mundo.

Hoje, Morten Holmsten, diretor de vendas global do Autorola Marketplace afirma que a unidade de negócio está a crescer à medida que mais países adotam os benefícios da venda e compra online de veículos usados.

E dá uma dimensão do negócio: “cerca de 500 mil veículos são disponibilizados anualmente pela nossa plataforma, para mais de 70 mil compradores registados em mais de 35 países, com os compradores a utilizarem um computador ou um smartphone para acederem ao nosso stock. E os nossos fornecedores variam entre fabricantes mundiais, gestoras de frota e empresas de rent-a-car a grandes grupos de revendedores”.

E garante: “a maioria dos 19 mercados subsidiários construiu os seus negócios seguindo os princípios do remarketing online. Com a pressão sobre toda a indústria automóvel para reduzir emissões, particularmente nas áreas urbanas, os custos de transporte reduzidos associados ao remarketing online estão a fazer uma grande diferença para nossos principais fornecedores. Eles estão a inscrever-se na Autorola para vender os seus veículos mais rapidamente e reduzir as deslocações associadas ao leilão físico”.

As vendas transfronteiriças são também facilitadas graças à plataforma da Autorola.

“Uma área que continua a crescer é a venda transfronteiriça através do nosso portal”, garante Morten Holmsten.

“A Europa ainda está a tentar equilibrar os stocks de carros usados ​​após a recente recessão, enquanto a mudança rápida para veículos de baixas emissões está a forçar os países a importar ou exportar veículos para acompanhar as variações do mercado. Milhares de veículos usados são semanalmente importados e exportados pela Europa através do nosso portal e estamos a ajudar países como Portugal a atender ao enorme aumento da procura de carros usados”.