A Autorola assinou um acordo de quatro anos com o BMW Group para apoiar a rede de concessionários BMW e MINI na aquisição de usados na Europa.

O que a Autorola fez foi construir uma plataforma fechada de remarketing B2B exclusiva para os concessionários BMW e MINI que vai fornecer serviços de leilão online, bem como avaliação de carros e logística.

O contrato em questão inclui as seguintes entidades:

  • National Sales Companies do BMW Group
  • Alphabet (gestora de frota)
  • BMW Group Financial Services

Este contrato é composto por produtos das três unidades de negócio da Autorola – a plataforma de remarketing online da Autorola Marketplace, os dados de mercado de usados em tempo real do INDICATA e a plataforma de gestão de ativos Fleet Monitor da Autorola Solutions.

Com este contrato, as entidades do BMW Group poderão carregar, numa versão fechada da plataforma online europeia da Autorola Marketplace, veículos provenientes de finais de contrato, aluguer e carros de serviço. Tudo acessível apenas aos concessionários franchisados BMW e MINI.

Aos concessionários basta licitarem e comprarem stock do seu próprio país ou no estrangeiro. A Autorola, por seu turno, fica responsável pela gestão da logística de recolha e entrega de veículos, bem como o apoio ao processo de exportação e documentação necessária (no caso dos concessionários comprarem veículos usados fora do seu próprio país).

Numa altura em que assistimos a uma elevada escassez de veículos em variados mercados, a parceria de remaketing entre o grupo BMW e a Autorola “abre o stock de veículos usados aos concessionários numa escala europeia”, diz a Autorola, que acrescenta que, desta forma, “todo o stock disponível fica visível dentro do perímetro do BMW Group, permitindo assim fazer melhor corresponder a oferta e a procura”.

Autorola vai gerir o remarketing da frota europeia de elétricos smart

O papel de cada entidade

  • INDICATA: alimenta os próprios sistemas da BMW com dados de mercado em tempo real, incluindo preços, através de uma API, apoiando todo os intervenientes na identificação dos veículos usados com elevada probabilidade de exportação;
  • O sistema de gestão de ativos Fleet Monitor da Autorola Solutions está a ser utilizado internamente para alimentar todo o processo de remarketing e simultaneamente pelo BMW Group para ter acesso a uma visão geral do processo, incluindo a gestão de “provisórias”.

Morten Holmsten, diretor global da Unidade de Negócio Marketplace do Grupo Autorola, diz que a empresa está orgulhosa por ter a oportunidade de trabalhar com o BMW Group.

“Colocámos ao serviço desta parceria as nossas duas décadas de experiência em remarketing online, aportando assim processos digitais inovadores ao negócio de veículos usados do BMW Group”, diz.

Relativamente aos primeiros leilões já feitos, o responsável refere que “correram bem, evidenciando a dinâmica do mercado europeu”. Holmsten acrescenta que a Autorola espera aumentar o número de compradores que licitam e aumentar também o volume de veículos usados em cada leilão online ao longo dos próximos meses.

A primeira fase do contrato teve início em junho e incluiu dez países (Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Holanda, Noruega e Suécia), que começaram a vender online os seus usados numa plataforma europeia integrada. Entretanto, um total de 15 mercados serão elegíveis para comprar veículos usados através da plataforma online, diz a Autorola.