Em Portugal, o grupo opera tanto a Avis como a Budget. Juntas complementam soluções e ampliam serviços
Valerie Chenivesse, diretora geral ibérica do Grupo Avis Budget, é categórica na resposta à questão sobre as vantagens dos serviços disponibilizados para empresas: “a Avis Portugal – oferece diversos serviços para gestão de frotas, bem como outros serviços complementares”.
Explicando como a sigla evoluiu para uma oferta de soluções que podem ir do aluguer de viaturas para curtos períodos de tempo até prazos mais longos através da solução Avis Flex, Valerie Chenivesse acrescenta que, se “a qualidade da frota é muito importante para satisfazer as expectativas dos clientes, também é necessário assegurar condições de flexibilidade, economia e cobertura geográfica que satisfaçam as exigências dos clientes profissionais e que, em complementaridade com a Budget, foi possível desenvolver”.
Qual é o posicionamento da Avis e da Budget no mercado? Segmentando entre clientes particulares e clientes empresariais.
A Avis Portugal procura inovar constantemente e fornecer produtos e serviços aos seus clientes que satisfaçam as suas necessidades, com uma vasta gama de opções de frota, incluindo os mais recentes modelos disponíveis.
Temos também um serviço de entrega e recolha para hotéis e empresas, de forma a ir ao encontro às solicitações dos nossos clientes. Enquanto a marca Avis atende principalmente ao segmento corporativo, a Budget Portugal dedica-se a fornecer uma oferta de grande valor a um preço acessível, de modo a que, especialmente os jovens, possam disfrutar do aluguer de automóveis.
Que vantagens a Avis garante que sejam dirigidas para o mercado corporate?
A qualidade da frota é muito importante para satisfazer as expectativas dos nossos clientes, principalmente para o cliente corporativo, que procura uma vasta gama de carros dependendo das suas necessidades.
Temos um portal internet específico para empresas e desenvolvemos protocolos especiais também com ordens e associações (Avis Clube Red) a quem oferecemos condições particulares.
Além de atendimento preferencial e prioritário, com a possibilidade de reservar a viatura em qualquer país, pela internet, com senha e password própria, e soluções especificamente adaptadas ou campanhas periódicas exclusivamente dirigidas a clientes profissionais, com tarifas flexíveis e mais competitivas ou ainda upgrade da gama do veículo.
A Avis tem, efetivamente, uma solução muito completa para o negócio.
O “Avis Flex” é um serviço visto pelas empresas como uma alternativa a outros mais tradicionais, como a alocação financeira de um aluguer a longo prazo
Quer destacar algum desses serviços?
Uma das nossas principais ofertas é o Avis Flex. É o serviço ideal, uma vez que é adaptado às necessidades e funciona como uma solução “tudo incluído”. Na realidade, pode ser usado tanto na esfera profissional, como simplesmente para passar umas férias, mas sempre livre de preocupações.
Esta oferta “tudo incluído” baseia-se nos princípios de flexibilidade, economia e cobertura. Flexibilidade significa que o cliente pode alugar um carro durante um período flexível (no mínimo de 30 dias), e que o carro se encontra disponível em todas as estações Avis em Portugal (exceto aeroportos), oferecendo até 2.500 kms por mês, com a possibilidade de mudar o carro a cada 3 meses sem custos associados.
Quanto à cobertura, este pacote inclui seguro de responsabilidade civil até 50 mil milhões de euros por sinistro, cobertura de danos próprios por colisão, assistência 24 horas e impostos (IUC e IVA),
entre muitas outras ofertas.
A marca disponibiliza ainda a Avis e-Toll, uma solução que economiza tempo na altura do pagamento de portagens. Ao solicitar este serviço e por uma taxa adicional, o cliente pode fazer uso do equipamento electrónico (via verde) instalado no veículo.
O “Avis Flex “ parece encerrar uma característica muito interessante. Sentiram crescimento da procura por causa da Tributação Autónoma?
Não temos dados que suportem que qualquer crescimento se deveu aos efeitos sobre a
diminuição da carga fiscal.
As empresas de rent a car têm capacidade para executar serviços de gestão da frota de uma empresa?
No caso da Avis Portugal, ela já oferece diversos serviços para gestão de frotas. Bem como outros serviços complementares. O mais conhecido é o aluguer de carros por curtos períodos de tempo: durante algumas horas, dias ou semanas, as empresas podem fazer uso da frota da Avis no caso de necessidades inesperadas, de forma a cobrir eventuais lacunas nas suas frotas devido a avarias, acidentes, etc., mas também para situações inesperadas, como é o caso de necessitarem de um número adicional de veículos.
O “Avis Flex”, como já referi, para mais de 30 dias é um serviço que é visto pelas empresas como uma excelente alternativa a outros serviços mais tradicionais, como a alocação financeira de um aluguer a longo prazo.
O “Avis Flex” permite flexibilidade nos termos de duração do aluguer (que pode ser de um, seis, nove meses, etc.), sem qualquer compromisso ou penalidade aquando do término do aluguer.
Este produto é bastante procurado, não só por empresas que não sabem por quanto tempo necessitam do aluguer, mas também por empresas de trabalho temporário.
Características de gestão do parque
Como encara o facto de algumas marcas automóveis utilizarem empresas de rent-a-car para divulgar modelos novos?
Como fornecedores de serviços de aluguer de veículos, temos relações com muitos fabricantes de automóveis para oferecer aos clientes os veículos de qualidade que estes necessitam e ir ao encontro das suas expectativas.
Por vezes, os fabricantes disponibilizam-nos também veículos em exclusivo, como é o caso de alguns dos veículos da Porsche na Avis da Alemanha.
Qual é o período habitual de renovação do vosso parque?
A idade média da frota em Portugal é de 5/6 meses para carros e 10 meses para comerciais.
E como gerem as aquisições e que procedimentos utilizam no escoamento das viaturas usadas?
A nossa frota é composta por dois tipos de veículos: carros “programados”, que estão sujeitos a acordos que exigem aos fabricantes de automóveis recomprar os veículos a um preço estipulado após um período de tempo especificado; ou carros “de risco”, que não estão sujeitos a estes acordos, e que retêm o risco associado à sua disposição.
Quando se trata de veículos em risco, o procedimento habitual de escoamento destes por parte do grupo é feito através de leiloeiras e de alguns comerciantes do sector.
“Somos diferentes de outras RaC”
Explicação rápida sobre a aquisição da Budget e sobre o processo de integração das 2 marcas em Portugal
“Esta aquisição foi essencial para o negócio”, justifica Valerie Chenivesse. “Antes desta integração havia duas marcas: a Budget, mais focada no lazer, e a Avis, destinada a clientes que viajassem em negócios”.
“Neste momento, a Avis Budget Group é diferente de qualquer outra empresa de rent-a-car, podemos gerir uma frota e concentrar-nos na satisfação das necessidades dos nossos clientes,
oferecendo mais veículos para responder à procura.”